Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Festejos de Corpus Christi são readequados em Rio de Contas em razão da pandemia de covid-19

A tradição foi mantida em Rio de Contas | FOTO: Montagem do JC/PMRC |

Em Rio de Contas, na Chapada Diamantina, os festejos de Corpus Christi, uma das celebrações mais aguardadas pelos residentes, foram readequados em razão da pandemia de covid-19. Com uma nova programação adaptada, não houve a confecção dos tradicionais tapetes nas ruas do centro, medida estabelecida para evitar aglomerações.

A programação se iniciou desde o dia 25 de maio. No dia 2 de junho, véspera da data, houve a “Noite das Lanternas”, uma tradição antiga do município. Com isso, os moradores mantiveram a tradição secular da confecção das lanternas e de colocá-las nas faixadas de suas casas.

No próprio feriado, no dia 3 de junho, ocorreu a procissão de carros, com a imagem do Corpus Christi sendo levada pelas ruas do município, sendo um momento emocionante na cidade. Já as missas foram transmitidas por sistema de autofalante e pela plataforma do Youtube.

O prefeito Dr Cristiano Azevedo (PSB) ressaltou que embora a pandemia não tivesse tirado a tradição da fé católica, espera que ano que vem os festejos não precisem ser reformulados. “Esperamos que no próximo ano, com a cobertura vacinal, cem por cento no nosso município, todos os rituais do Corpus Christi voltem a sua normalidade”, almeja o gestor municipal.

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas