Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Vale do Pati está entre os destinos mais recomendados para amantes de trilhas

A trilha é considerada a mais bonita do país e está entre as mais belas do mundo | FOTO: Reprodução/Janela Aberta |

O Vale do Pati, localizado no Parque Nacional da Chapada Diamantina, sem dúvidas é um dos destinos mais recomendados no Brasil para os amantes de trilhas (trekking). No local é possível desfrutar da natureza e de um momento propício para reflexão. Segundo guias especializados, a trilha é a mais bonita do país e está entre as mais belas do mundo, uma vez que a região engloba cachoeiras, morros e campos.

O passeio, que dura em média de três a cinco dias, exige fôlego, com trilhas que variam os níveis, ficando entre médio e difícil. Em contrapartida, os guias, que são recomendados para não correr riscos durante essa aventura, costumam ressaltar que a recompensa é maior do que o esforço, em razão das paisagens inesquecíveis que são contempladas.

No local, os moradores do parque costumam abrir a porta de suas casas para os visitantes, reunindo hospedagem aconchegante e alimentação caseira para os hóspedes. Além disso, algumas agências também fecham pacotes com todas as atividades. Além da Serra do Sobradinho e campos Gerais do Vieira, outros pontos bastante conhecidos do local são: Morro do Castelo e Cachoeirão.

1 / 7

Morro do Castelo
O Morro do Castelo é um dos encantos do Vale do Pati e também uma das passagens mais difíceis da trilha. O morro fica localizado em torno de 1.400 metros do nível do mar e pode ser acessado por Mucugê (Guiné), Andaraí (Pati), Palmeiras (Vale do Capão), dentre outros.

No Castelo é possível escalar e caminhar até o alto do Morro. Além disso, na porta de entrada do Castelo, é possível também ver uma caverna de 800 metros de comprimento. Após atravessar a caverna se chega ao topo do Castelo, que conta com muitas muralhas de pedra magníficas erguidas pelo tempo.

2 / 9

Cachoeirão
Sendo um local formado por um corredor de paredões de 300 metros de altura e cercado de cachoeiras – este é o Cachoeirão, que encanta pelas suas quedas d’água, que incluindo as duas mais volumosas, são oito cachoeiras caindo na mesma área. Existe a opção de realizar a trilha do Cachoeirão por baixo e por cima.

A opção por baixo passa por cerca de 17 quilômetros por dentro da mata e mais três quilômetros de muita pedra. Após entrar na parte mais difícil do caminho, a caminhada continua pelo leito do rio, que pede um bom equilíbrio entre as pedras grandes e escorregadias. Jornal da Chapada com informações de Namu Portal.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas