Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Projeto que apoia o setor cultural expõe resultado dos benefícios no município de Lençóis

O intuito é a obtenção do registro da Festa de Nosso Senhor Bom Jesus dos Passos como patrimônio imaterial | FOTO: Montagem do JC |

Os resultados do Projeto Festa de Nosso Senhor Bom Jesus dos Passos, o Padroeiro dos Garimpeiros de Lençóis, na Chapada Diamantina, serão apresentados até esta terça-feira (8) pela Sociedade União dos Mineiros (SUM). Na exposição, serão mostradas as aquisições realizadas em benefício dos grupos culturais da cidade de Lençóis, da Phylarmônica Lyra Popular, do Santuário de Senhor dos Passos e do Memorial do Garimpeiro.

Seguindo o protocolo de segurança sanitário contra a covid-19, a exposição acontece na sede da SUM, na Avenida 7 de Setembro, 106, das 15h às 18h. O intuito é a obtenção do registro da Festa de Nosso Senhor Bom Jesus dos Passos como patrimônio imaterial Nacional e Estadual.

Em nota, a SMS diz que “as ações desenvolvidas destinam-se a fortalecer a festa enquanto momento de maior expressão das manifestações culturais de Lençóis, transmitidas de geração em geração”, ressalta.

“A qualificação dos integrantes dos grupos da cultura popular, a melhoria das suas condições materiais e, sobretudo a difusão da festa em meios impressos e digitais possibilitará que esse bem cultural tão caro aos lençoenses venha a ser mais conhecido e valorizado” afirma o presidente da SUM, Henrique Antônio Ferreira Lima.

O projeto beneficiou mais de 100 pessoas diretamente envolvidas nas 17 ações iniciadas em janeiro e que serão encerradas no dia 21 deste mês. Foram contemplados os ternos de reis Reisado da Viola e Terno de Reis do Zabumba, a Marujada Barcas em Rios de Lençóis, o Grupo das Baianas, o Grupo de Capoeira Corda Bamba, além da Phylarmônica Lyra Popular de Lençóis, do Memorial do Garimpeiro e do Santuário de Senhor dos Passos.

Entre os resultados materiais do projeto destacam-se a aquisição de 102 novos figurinos completos, que foram confeccionados por costureiras locais, e a produção de material gráfico e audiovisual, bem como a restauração de 800 partituras musicais do acervo da Lyra Popular de Lençóis.

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas