CidadesCulturaCuriosidadesMenu PrincipalTop
Trending

#Lençóis: Festa de Nosso Senhor Bom Jesus dos Passos é fortalecida com ações de salvaguarda da SUM e do Ipac

As ações buscam fortalecer a festa enquanto momento de maior expressão das manifestações culturais de Lençóis, transmitidas de geração em geração.

Apoiado com com recursos do programa ‘Aldir Blanc Bahia’, a Festa de Nosso Senhor Bom Jesus dos Passos – Padroeiro dos Garimpeiros, do município de Lençóis, na Chapada Diamantina, é contemplada com ações de salvaguarda em projeto da Sociedade União dos Mineiros (SUM) com o Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac). As ações buscam fortalecer a festa enquanto momento de maior expressão das manifestações culturais de Lençóis, transmitidas de geração em geração.

“A qualificação dos integrantes dos grupos da cultura popular, a melhoria das suas condições materiais e, sobretudo, a difusão da festa em meios impressos e digitais possibilitará que esse bem cultural tão caro aos lençoenses venha a ser mais conhecido e valorizado”, afirma o presidente da SUM, Henrique Antônio Ferreira Lima.

O projeto tem apoio financeiro do Governo da Bahia por meio da Secretaria de Cultura e do Ipac, via ‘Lei Aldir Blanc’, com recursos de R$251 mil. Esse projeto beneficiará 154 pessoas diretamente envolvidas na execução de 17 ações voltadas para a difusão da festa, para a qualificação dos integrantes dos grupos da cultura popular e para a melhoria das condições materiais dos grupos.

Serão apoiados os ternos de reis Reisado da Viola e Terno de Reis do Zabumba, a Marujada Barcas em Rios de Lençóis, Grupo das Baianas, Grupo de Capoeira Corda Bamba, o Jarê, além da Phylarmônica Lyra Popular de Lençóis, do Memorial do Garimpeiro e do Santuário de Senhor dos Passos. Serão adquiridos novos figurinos, instrumentos musicais, equipamentos de mídia, imagens sacras, móveis, e produzidos material gráfico e audiovisual, bem como a restauração de partituras musicais.

Sobre a Sociedade União dos Mineiros
A SUM é uma entidade civil fundada em 20 de fevereiro de 1927 no município de Lençóis. Com 93 anos de atuação, e reconhecida como entidade de utilidade pública estadual e federal desde 1930, a SUM foi criada com a finalidade de assistir aos seus associados e de organizar a festa do seu patrono, Nosso Senhor Bom Jesus dos Passos.

Com a proibição da mineração de diamantes na região em 1996, a atividade garimpeira entrou em decadência e teve como uma das consequências a ameaça de continuidade de alguns rituais tradicionais da festa vinculados à entidade dos garimpeiros. A reação da SUM, com apoio da comunidade local, levou à abertura de processos de registro da festa como patrimônio imaterial do estado e do país, no Ipac e no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), respectivamente.

De acordo com Henrique Lima, o projeto que está sendo executado vem reforçar o desejo da SUM e da comunidade de obter o registro definitivo da Festa de Nosso Senhor Bom Jesus dos Passos – Padroeiro dos Garimpeiros de Lençóis como Patrimônio Imaterial do Estado da Bahia. “Com essas ações de salvaguarda da festa também pretendemos consolidar a parceria da SUM com o IPAC iniciada quando da restauração da imagem sacra e do altar de Nosso Senhor dos Passos realizadas em 2018 e 2019, com recursos próprios da entidade no valor de R$ 57 mil”, aponta.

O projeto Festa de Nosso Senhor Bom Jesus dos Passos – Padroeiro dos Garimpeiros de Lençóis será executado de janeiro a março de 2021 e está sediado nas dependências da SUM, no centro histórico de Lençóis. Todas as informações sobre a parceria IPAC-SUM estão disponíveis no local, bem como no hotsite e nas redes sociais que serão lançadas no dia 1º de fevereiro, dia dedicado aos garimpeiros. A festa termina no dia 2 de fevereiro com a procissão de Senhor dos Passos. Neste ano, em razão da pandemia do covid-19 não será realizada a procissão. Jornal da Chapada com informações de assessoria.

Jornal da Chapada

| Bem vindo ao espaço virtual do JORNAL DA CHAPADA |

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios