Ícone do site Jornal da Chapada

#Bahia: “Regionalizar a saúde ajuda municípios a fortalecer o SUS”, diz Valmir sobre entrega da Policlínica em Eunápolis

O deputado federal Valmir Assunção durante entrega da policlínica de Eunápolis com o governador Rui Costa | FOTO: Jonas Santos |

O fortalecimento do Sistema Único de Saúde com a entrega de mais uma policlínica na Bahia foi tido pelo deputado federal Valmir Assunção (PT-BA) como mais um passo do governo Rui Costa (PT) para que serviços complexos cheguem de forma gratuita para a população do interior. Nesta quinta-feira (10), ao lado do governador, o parlamentar petista esteve em Eunápolis e, também, falou da importância do processo de regionalização da saúde, implantado pela atual gestão. Assunção ainda aponta que inauguração do equipamento vai beneficiar mais de 230 mil pessoas de sete municípios do extremo sul e que essa é a 17ª unidade desse tipo entregue pelo governo estadual.

“Deixando as questões políticas de lado, pois essa unidade não tem partido político, o que devemos frisar é que vai atender ao povo pobre e que precisa de exames regularmente pelo SUS. Regionalizar a saúde ajuda municípios a fortalecer o sistema. Esse investimento de R$27 milhões entre obras e equipamentos foi para cuidar de gente. E é isso que Rui Costa faz. Outro exemplo disso foi a compra das vacinas Sputnik V. O governo estadual quer salvar vidas e cuidar das pessoas que mais precisa. Quando uma prefeita, só por ser adversária do governador, acha que não deve entrar em um consórcio de municípios para ajudar a população, aí é miopia política. É porque no Brasil, hoje, temos os negacionistas, que acham que são os donos da verdade”, sintetiza Valmir.

O deputado baiano esteve com o prefeito de Prado, Gilvan Santos (PSD), e destacou a atuação dele e de outras lideranças da região sobre a implantação da policlínica como os vereadores Guiu Pataxó, de Cabrália, José Carlos taxista, de Eunápolis, Super Choque, de Prado e Paulo Mão de Quiabo, presidente da Câmara Municipal de Itapebi. Além de Preto e Isaac, lideranças do PT de Porto Seguro e Eunápolis respectivamente. A policlínica terá seis micro-ônibus para fazer o transporte gratuito dos pacientes dos municípios de Belmonte, Guaratinga, Itabela, Itagimirim, Itapebi e Santa Cruz Cabrália até Eunápolis, e também a volta para casa. Essa unidade será gerenciada pelo Consórcio Público Interfederativo de Saúde da Região de Porto Seguro – Eunápolis.

A unidade de saúde atenderá nas especialidades de Angiologia, Cardiologia, Endocrinologia, Neurologia, Gastroenterologia, Otorrinolaringologia, Oftalmologia, Urologia, Pequenos Procedimentos Cirúrgicos, Ginecologia, Pneumologia, Dermatologia, Reumatologia, Anestesia Fisioterapia e Ortopedia. Ainda há especialidades não médicas, como Farmácia Clínica, Enfermagem, Psicologia e Nutricionista. O equipamento vai oferecer também exames como ecocardiograma, eletroencefalograma, ergometria, Holter, MAPA, endoscopia digestiva, ultrassonografia Doppler, Raio-X, e tomografia. Para o funcionamento adequado, a policlínica conta com mais de 80 profissionais. As informações são de assessoria.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas