Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Trilha da Cachoeira do Rio Preto ganha novo traçado no Vale do Capão; entenda o motivo aqui

Cachoeira do Rio Preto atrai visitantes para banho | FOTO: Arquivo/Chapada Trip |

Um novo traçado da trilha da Cachoeira do Rio Preto, que fica localizada no Parque Nacional da Chapada Diamantina, está sendo realizado pela equipe do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIo). O anúncio foi feito nesta quinta-feira (10).

Conforme um vídeo explicativo do Instituto, postado nas redes sociais, a mudança está sendo realizada em razão da trilha ficar muito próxima do sentido de linha de queda d’água, o que é muito comum em caso de trilhas antigas, mas que acaba aprisionando a água.

Logo, a atual trilha ocasiona a erosão, que leva como consequência os problemas ambientais, como a perda de solo, raízes expostas, no qual árvores podem cair com maior facilidade, além do assoreamento do rio, diminuindo a qualidade da água e prejudicando a vida aquática.

Outro aspecto é em relação a manutenção da trilha, que segundo o ICMBio, além de precisar ser recorrente, é muito mais difícil, cara e a experiência do visitante é menos agradável.

Com isso, como solução e facilitador para ação, está sendo construído um novo traçado. “O importante é que a nova trilhe forme um diagonal suave em relação a linha de queda d’água”, comenta o vídeo. O principal objetivo dessa alteração é promover o escoamento natural da água.

Além disso, o novo traçado impacta positivamente, inclusive, na interação dos guias com os visitantes, pois caminhar em uma ladeira íngreme deixa pouca disposição para os clientes, assim como facilita os resgates.

No entanto, como em trilhas em zigue-zague há maior facilidade de elas serem cortadas em atalhos, o ICMBio alerta e apela para que as pessoas não façam atalhos, pois nessas circunstâncias, iriam se aproximar muito da linha de queda d’água.

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas