Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Infraestrutura do entorno da Policlínica Regional de Itaberaba está passando por reestruturação e inauguração se aproxima

A reestruturação e sinalização das vias servirão de apoio no embarque e desembarque de passageiros das diversas regiões | FOTO: Montagem JC |

A infraestrutura do entorno da Policlínica Regional da Chapada em Itaberaba, portal de entrada da região, já está sendo realizada e a data de inauguração do equipamento hospitalar vem se aproximando. O anúncio foi feito pelo prefeito, Ricardo Mascarenhas (PP) na última quinta-feira (10), nas redes sociais.

Segundo o gestor, está sendo realizada a reestruturação e sinalização das vias que servirão de apoio no embarque e desembarque de passageiros das diversas cidades da região. O intuito é melhorar a qualidade da infraestrutura, para que o equipamento após a sua inauguração, consiga receber um grande fluxo de veículos, que passarão diariamente pela unidade hospitalar.

“Para que a rotina de um equipamento de saúde tão importante funcione corretamente é necessário investir em infraestrutura e mobilidade para melhorar o fluxo de tráfego, com impactos positivos na qualidade de vida da população”, ressaltou o prefeito.

Em funcionamento, 60% do custeio da policlínica serão bancados pelos municípios associados com recursos retirados do Programa de Atenção Básica (PAB) e 40% serão custeados pelo governo da Bahia. O projeto da Policlínica Regional de Saúde da Chapada foi criado em julho de 2019 por iniciativa do prefeito e com o aval do governador Rui Costa.

O valor do investimento é de mais de R$40 milhões. Esse equipamento público, que realizará atendimentos de média e alta complexidade, vai atender aos municípios que compõem o Consórcio de Saúde, que levou o nome de Consórcio Interfederativo ‘Chapada Unida’.

Contando com uma grande área para estacionamento e interior bem dividido, a policlínica dispõe de salas de atendimento ambulatorial, apoio diagnóstico e terapia (raio x, ultrassonografia, tomografia, mamografia, ressonância magnética, endoscopia, ergometria, eletrocardiograma, ecocardiograma, eletroencefalograma), sala para tratamento de diabéticos e coletas laboratoriais, além de sala para procedimentos ambulatoriais, apoio técnico, logístico, dentre outros.

As obras foram suspensas no dia 27 de março de 2020, em razão do avanço da pandemia de covid-19. A policlínica ampliará o acesso ambulatorial às especialidades médicas diversas e exames de alta complexidade, tudo visando uma maior atenção à saúde do paciente tanto da cidade quanto da região. Em Itaberaba, a Policlínica Regional de Saúde está sendo construída na Avenida Ruy Barbosa, no espaço do antigo Derba, ocupando uma área de mais de 10 mil metros quadrados, com acesso direto à rodovia Milton Santos, BR-242.

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas