Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Implantação do Conjunto Eólico Campo Largo 2 finaliza campanha de monitoramento de fauna em Umburanas

Durante o trabalho, as equipes analisaram os principais grupos da fauna local | FOTO: Montagem do JC |

Finalizadas no mês de maio, as campanhas de monitoramento de fauna da fase de implantação do Conjunto Eólico de Campo Largo 2, em construção nos municípios de Umburanas, na Chapada Norte, e em Sento Sé, no Vale São-Franciscano da Bahia, permitiram a análise e levantamento dos principais grupos da fauna local, as aves, répteis, anfíbios e mamíferos.

Segundo os resultados do diagnóstico ambiental feito pela empresa ENGIE Brasil Energia, realizado na fase anterior à implantação do Conjunto Eólico, as sete campanhas realizadas priorizaram espécies raras, ameaçadas e vulneráveis à extinção. Ao longo do monitoramento foram avaliadas as condições de adaptação das espécies e as eventuais alterações comportamentais, devido às mudanças ambientais decorrentes da implantação do empreendimento.

“Os resultados obtidos integram as condicionantes da Licença de Alteração (LA), possibilitam ampliar a base de informações e conhecimento acerca da fauna local e contribuem para a aplicação de medidas preventivas de manejo, buscando a conservação das espécies e a manutenção da biodiversidade”, destaca o gerente de Projetos da ENGIE, Giuliano Pasquali.

Segundo o trabalho desenvolvido por veterinários e biólogos com experiência em animais silvestres, além do registro, marcação e acompanhamento dos animais, a atividade contemplou a análise de dados, para buscar preservar a integridade física e o bem-estar futuro dos animais.

No monitoramento, foram identificadas mais de sete mil animais de 284 espécies diferentes, sendo a maioria formada por aves, 38% dos animais, seguidas pelos mamíferos (30%), répteis (25%) e anfíbios (5%). Dentre os animais catalogados, destaque para as serpentes peçonhentas (Cascavel, Jararaca e Coral), o pica-pau-de-topete-vermelho e a Jaritataca.

Empreendimento
Em implementação no município chapadeiro de Umburanas e em Sento Sé, o Conjunto Eólico Campo Largo 2 está previsto para ser concluído em agosto de 2021. Formado por 86 aerogeradores, o empreendimento possui capacidade total instalada de 361,2 MW.

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas