Ícone do site Jornal da Chapada

#Bahia: Rui faz novo apelo e diz que “a fogueira só gera contaminação se tiver aglomeração”

O governador Rui Costa | FOTO: Divulgação |

O governador Rui Costa, voltou a afirmar nesta sexta-feira (18), sua preocupação com a chegada do São João por conta das aglomerações que podem ocorrer devido as tradições da festa junina, entre elas ascender fogueira.

“Nós temos uma tradição no nordeste de um São João muito forte na Bahia. A fogueira não gera contaminação por si só, o que gera contaminação é a aglomeração de pessoas. Então se uma família pequena decide ascender uma fogueira na porta de sua casa para assar um milho, não tem problema. Agora o que costuma acontecer é que muita gente faz em um sítio, em uma fazenda, com 50, 60 pessoas. Dessa forma sim essa pessoa está promovendo aglomeração e o contágio de covid”, pontua o governador.

Rui fala ainda que enquanto mais de 75% da população não estiver vacinada contra a covid, será sempre necessário ter cuidados redobrados, como manter o distanciamento social e também o uso de máscara para conter a transmissão do coronavírus.

“Com o avanço da vacinação, a gente cria uma falsa ilusão na população de que não precisa mais usar máscara e que já está protegido. Então, quero alertar que é necessário o uso das máscaras sim. As pessoas precisam ter consciência, porque isso aqui [a máscara] depois da vacina, é o que mais protege contra a contaminação. Isso não é minha opinião, está comprovado pela ciência no mundo inteiro”, enfatizou o líder estadual.

Medidas
Nos últimos dias, o governo estadual vem tomando algumas medidas para conter a aglomeração no São João na capital e no interior do estado, como a suspensão do transporte municipal rodoviário, público e privado; a circulação de chegada e saída de ferry boats e catamarãs; além da proibição de bebidas alcoólicas no período junino.

A medidas completas  podem ser consultados através do site do governo do estado. A redação é do site Bahia.BA com informações do governo estadual.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas