Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Caminhão com 25 toneladas de excesso é flagrado em Seabra; motorista é preso por esconder nota fiscal

PRF descobriu que carreta tinha quase 25 toneladas de excesso de peso | FOTO: Divulgação/PRF |

Um caminhão que transportava grãos de milho e estava com cerca de 25 toneladas acima da capacidade permitida foi flagrado pela Polícia Rodoviária Federal na tarde de quinta-feira (17) no km 408 da BR-242, trecho do município de Seabra, na Chapada Diamantina. O condutor se recusou a apresentar documentação fiscal total da carga transportada e vai responder pelo crime de desobediência.

Na ocasião, os policiais estavam realizando fiscalização, quando deram ordem de parada ao veículo que possuía características evidentes de excesso de peso. Foi solicitada, após identificação da infração, a documentação fiscal referente à carga, mas o condutor informou que não possuía o documento e tentou impedir a atuação policial.

Contudo, os policiais descobriram outra documentação que comprovou a existência de excesso de peso no veículo. Além das multas, o motorista assinou Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) se comprometendo a comparecer ao Juizado Especial Criminal, para responder por sua conduta de desobediência.

Conforme informações da PRF, a prática de colocar toneladas de excesso de peso nos caminhões tem o objetivo de atingir maiores lucros. Porém, estudos apontam que o excesso de peso diminui em 50% a vida útil das estradas, que interferem também na dirigibilidade de veículos de passeio, como automóveis e motocicletas.

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas