A pesquisa Datafolha divulgada na última quinta-feira (8) sobre a popularidade Jair Bolsonaro revelou também impressões da população sobre o presidente que não devem deixá-lo muito orgulhoso.
A maioria dos entrevistados ouvidos pela pesquisa considerou o chefe de estado brasileiro desonesto, falso, incompetente, despreparado, indeciso, autoritário e pouco inteligente.
Sobre o primeiro quesito mencionado, 52% consideraram o presidente desonesto, um aumento em relação aos 38% que pensava o mesmo na pesquisa de junho de 2020.
Já sobre a sinceridade dele, 61% o avaliaram como falso, contra 52% no último levantamento. Quando o assunto é competência, os números não são muito diferentes.
Entre os ouvidos, 58% consideram Bolsonaro um incompetente, um crescimento razoável se comparado à ultima enquete, quando ele foi avaliado dessa forma por 52% dos entrevistados.
Um indicador que também afetou seriamente a imagem do mandatário brasileiro nesta pesquisa Datafolha foi o do preparo para exercer o cargo. Para 62% Jair Bolsonaro é despreparado, índice maior que os 58% de um ano atrás.
Para 57% dos entrevistados o presidente é indeciso, mesmo índice dos que consideram Bolsonaro pouco inteligente. Além disso, uma de suas principais marcas também já é percebida pela maioria dos brasileiros: o autoritarismo. Os que o veem como autoritário representam dois terços do total, 66%.
A pesquisa Datafolha ouviu 2.074 pessoas entre os dias 7 e 8 de julho, em 146 municípios de todos os estados brasileiros. A redação é do site da Revista Fórum.