Uma carreta com 42 mil litros de álcool com nota fiscal fraudada foi apreendida pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) no último domingo, na região do município de Seabra, na Chapada Diamantina. A abordagem aconteceu na altura do quilômetro 408 da BR 242 e fazia parte da fiscalização de combate a criminalidade.
Os policiais rodoviários abordaram uma carreta Volvo/FH 420, acoplada um semirreboque (tanque). “Durante a abordagem, foi verificado que o veículo estava transitando em rota incompatível com o trajeto a ser feito entre a origem e o destino da carga, o que gerou dúvidas em relação sobre a veracidade do documento”, aponta nota da PRF.
No documento, o carregamento de combustível teria acontecido em Vila Nova (GO) e tinha como destino a cidade baiana de Lauro de Freitas. Os policiais também constataram que as numerações dos lacres da carga divergiam dos dados informados na nota fiscal.
“Vale ressaltar que a substituição dos lacres durante o trajeto só pode ser feita com a presença de fiscais e com o devido registro em documento próprio, conforme legislação própria da Receita Federal, Secretaria da Fazenda do Estado e Agência Nacional do Petróleo”, explica a PRF em nota publicada no site oficial.
Ainda segundo o PRF, o motorista de 35 anos informou que recebeu a nota fiscal no local de embarque do combustível. Os policiais também constataram que a empresa descrita no documento fiscal é reincidente em crimes fiscais.
Por conta dos fortes indícios de sonegação fiscal, o combustível e o veículo foram retidos e encaminhados para a Secretaria de Fazenda Estadual (Sefaz–BA), para os procedimentos administrativos e apuração das irregularidades e inconsistências tributárias. Jornal da Chapada com informações de assessoria.