Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Governo Bolsonaro cita Deus para negar financiamento ao Festival de Jazz do Capão após postagem ‘antifascista’

A liberação de recursos através da Lei Rouanet é feita pelo secretário de Fomento e Incentivo à Cultura, André Porciuncula | FOTO: Divulgação/Flickr |

Tradicional festival da Chapada Diamantina, o Jazz do Capão obteve o pedido de financiamento negado na Secretaria de Cultura do Governo Federal. Conforme o grupo, a atitude foi tomada após o grupo ter feito uma publicação de ‘antifascismo’ e ‘pela democracia’ em 1º de junho do ano passado.

O parecer técnico apresentado pela secretaria de Cultura cita a informação da postagem. Além disso, a Fundação Nacional de Artes (Funarte) citou Deus para reprovar o apoio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet).

“Localizamos uma postagem no dia 1º de junho de 2020, com uma imagem, contendo um slogan para ‘divulgação’, com a denominação de Festival de Jazz de Capão, na plataforma Facebook, a qual complementou os fundamentos da emissão deste parecer técnico”, pontua o texto do governo.

Contudo, os organizadores do festival afirmam que o post “não foi financiada por recursos públicos e tampouco fez parte de nenhuma divulgação oficial das atividades do Festival”. Na postagem, o festival afirma: “Não podemos aceitar o fascismo, o racismo e nenhuma forma de opressão e preconceito”.

A liberação de recursos através da Lei Rouanet é feita pelo secretário de Fomento e Incentivo à Cultura, André Porciuncula. Ele é policial militar baiano e foi indicado ao posto pelo vereador da capital, Alexandre Aleluia (DEM). Os dois são apoiadores do presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido).

Evento
O evento, idealizado pelo diretor artístico Rowney Scott, ocorre no Vale do Capão desde 2010. Sendo que desde 2017, o Festival de Jazz do Capão conta com o apoio financeiro da Secretaria de Cultura da Bahia, com complementação de patrocínio através da Lei Rouanet. Contudo, no ano de 2020 o evento foi cancelado por conta da pandemia.

Nas últimas três edições do festival, ou seja, entre 2017 e 2019, foram recebidos artistas de renome internacional como: Egberto Gismonti, Débora Gurgel, César Camargo Mariano, a norte americana Michaella Harrison, o grupo alemão Kapelle 17, além de artistas do Vale do Capão, de Salvador e jovens do curso de música da Universidade Federal da Bahia (Ufba). Jornal da Chapada com informações de G1 e LD Notícias.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas