Ícone do site Jornal da Chapada

#Mundo: EUA alertam para risco de síndrome Guillain-Barré em vacina contra covid-19 da Janssen

Dos casos informados, 95 exigiram hospitalização, sendo que uma pessoa morreu | FOTO: Ricardo Wolffenbüttel/Governo do Estado de Santa Catarina |

As autoridades sanitárias dos Estados Unidos alertaram para o risco de um raro distúrbio neurológico chamado síndrome de Guillain-Barré em pessoas recém-vacinadas com o imunizante contra a covid-19 da Janssen. O rótulo do imunizante foi alterado para incluir um aviso sobre um “risco aumentado” da síndrome, que se caracteriza por um distúrbio em que o próprio sistema imunológico ataca as células nervosas do corpo, de acordo com a Administração de Alimentos e Remédios (FDA, na sigla em inglês).

Essa síndrome provoca fraqueza muscular e, nos casos mais graves, paralisia. Entre aproximadamente 12,5 milhões de doses aplicadas, foram identificados 100 relatos da síndrome, logo, 0,0008% do total. Já a taxa de letalidade da covid-19 nos EUA é estimada em 1,8% do total de contágios. Dos casos informados, 95 exigiram hospitalização, sendo que uma pessoa morreu.

A FDA alerta que os sintomas começam a aparecer até 42 dias depois da vacinação, mas destaca que a ocorrência é “muito baixa”. Após a decisão do órgão sanitário americano, a agência de medicamentos da União Europeia (EMA) afirmou que está analisando os dados antes de se posicionar. Jornal da Chapada com informações de Época Negócios.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas