Ícone do site Jornal da Chapada

#Brasil: PP toma o governo Bolsonaro e emplaca Ciro Nogueira como ministro da Casa Civil; mãe do senador assume vaga

Jair Bolsonaro e Ciro Nogueira | FOTO: Marcos Corrêa/PR |

Principal articulador da cooptação do centrão pelo governo, o senador Ciro Nogueira (PI), presidente do PP, teria confirmado a aliados nesta quarta-feira (21) que assumirá o Ministério da Casa Civil na reforma ministerial anunciada por Jair Bolsonaro (Sem partido) já na próxima semana.

Segundo informações de Bela Megale no jornal O Globo, as tratativas teriam começado há um mês e nesta semana Nogueira e Bolsonaro bateram o martelo e o pepista já fala como futuro ministro a pessoas próximas.

Na prática, Bolsonaro paga juros e dividendos para segurar o centrão na base de apoio, dividindo o governo com o PP – partido em que já foi filiado por duas vezes e em que ficou mais tempo durante sua vida pública.

Além de Ciro Nogueira, o PP atualmente comanda a presidência da Câmara, com Arthur Lira (PP-AL), e a liderança do governo na casa, com Ricardo Barros (PP-PR), que estende seus tentáculos em casos de corrupção no Ministério da Saúde.

Mãe no Senado
Caso Nogueira seja confirmado na Casa Civil, a mãe dele, Eliane e Silva Nogueira Lima, também filiada ao PP, assume o cargo deixado pelo filho no Senado.

O segundo suplente do senador é Gil Marques de Medeiros, conhecido como Gil Paraibano, foi eleito prefeito de Picos, no Piauí. A mãe do político não tem experiência em cargos públicos. A redação é do site da Revista Fórum.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas