Ícone do site Jornal da Chapada

#Itaberaba: Prefeito e governador entregam Policlínica Regional da Chapada e fortalecem SUS na região

Ricardo Mascarenhas e Rui Costa inauguram a unidade de saúde | FOTO: Montagem do JC |

O prefeito Ricardo Mascarenhas (PP) comemorou por meio das suas redes sociais nesta quarta-feira (21) a proximidade da inauguração da Policlínica Regional de Saúde de Itaberaba, portal de entrada da Chapada Diamantina. A 20ª unidade construída pelo governo Rui Costa (PT) será entregue à chapadeira nesta sexta-feira (23) durante ato às 10h.

“Finalmente veremos o sonho, que para muitos parecia impossível, mas se tornou gigante e agora é realidade. Entregaremos a você nesta sexta-feira [23] a nossa tão sonhada Policlínica Regional”, informou o gestor municipal por meio de suas redes sociais.

O equipamento vai melhorar a vida dos moradores que atualmente precisam enfrentar um longo deslocamento para realizar os procedimentos médicos. Também vai contribuir para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde e dará acesso a serviços gratuitos e de qualidade.

“É o maior investimento em saúde pública da Chapada Diamantina ou o maior investimento em qualquer área da Chapada”, ressaltou o governador Rui Costa, que vem fazendo investimento na área da saúde na região chapadeira.

Com a policlínica, a população dos 23 municípios que integram o ‘Consórcio de Saúde Chapada Unida’ terá acesso aos atendimentos de média e alta complexidade em diversas especialidades. Estima-se que mais de 400 mil habitantes desfrutem dos benefícios do equipamento de saúde, que obteve investimento de cerca de R$30 milhões.

Os municípios consorciados da Policlínica Regional de Saúde da Chapada Diamantina, com sede em Itaberaba são: Itaberaba, Seabra, Nova Redenção, Utinga, Wagner, Ibiquera, Iaçu, Marcionílio Souza, Andaraí, Abaíra, Boninal, Macajuba, Ipirá, Iraquara, Lençóis, Boa Vista do Tupim, Itaetê, Piatã, Ibitiara, Souto Soares, Iraquara, Lajedinho, Novo Horizonte, Palmeiras, Mucugê e Ruy Barbosa.

Instalada em um prédio de um único pavimento, a estrutura conta com 2.848,32 metros quadrados. As especialidades da unidade são: angiologia, cardiologia, endocrinologia, gastroenterologia, neurologia, ortopedia, oftalmologia, otorrinolaringologia, ginecologia/obstetrícia, mastologia e urologia.

Há ainda os seguintes exames que serão oferecidos: ressonância magnética (com e sem contraste), tomografia (com e sem contraste), mamografia, ultrassonografia com doppler, ecocardiografia, eletroneuromiografia, teste ergométrico, mapa, holter, eletroencefalograma, raio-X, eletrocardiograma, endoscopia, colonoscopia, nasolaringoscopia, entre outros, ligados a especialidade de oftalmologia.

Além disso, serão realizados biópsia da mama, tireóide, próstata, dérmica, gastroentestinal, dentre outros. Estão inclusos também os procedimentos de vasectomia, cauterização, pequenas cirurgias e cuidados com o pé diabético.

Anúncio
No seu perfil no Instagram, o prefeito de Itaberaba anunciou que também será inaugurado o Centro de Formação Profissional, para promover a capacitação e empreendedorismo aos moradores.

Jornal da Chapada

Leia também

#Chapada: Policlínica Regional instalada em Itaberaba teve investimento de quase R$30 milhões do governo estadual

#Chapada: Ricardo Mascarenhas recebe Rui Costa para entrega da Policlínica Regional de Itaberaba no dia 23 de julho

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas