Ícone do site Jornal da Chapada

#Brasil: Consórcio Nordeste anuncia a suspensão da compra da Sputnik V; Rui Costa culpa Anvisa e Bolsonaro

A compra prevista de 37 milhões de doses do imunizante foi suspenso pelo Governo da Rússia | FOTO: Embaixada da Rússia |

O governador do Piauí e presidente do Consórcio Nordeste, Wellington Dias (PT), anunciou nesta quinta-feira (5) a suspensão da importação da vacina russa contra a covid-19, a Sputnik-V, após o grupo ter se reunido com o Fundo Soberano Russo.

A compra prevista de 37 milhões de doses do imunizante foi suspenso pelo Governo da Rússia, após as novas exigências impostas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e pela vacina não ter sido incluída no Plano Nacional de Imunização (PNI).

“É lamentável, o Brasil vive uma situação com alta mortalidade, mais de mil óbitos por dia. Temos vacinas disponíveis, mas impedidas de entrar no Brasil devido uma decisão da Anvisa que faz uma alteração no padrão de teste, junto com a não inclusão pelo Ministério da Saúde no plano nacional de vacinação e a falta da licença de importação. Tivemos a suspensão da entrega da vacina até que se tenha uma autorização do uso do imunizante no Brasil”, declarou o presidente do Consórcio.

O primeiro lote com cerca de 1 milhão de doses para seis estados do Nordeste estava previsto para ser entregue ainda no mês de julho. No caso da Bahia, haviam sido adquiridas 300 mil doses e o estado baiano, assim como Piauí, Pernambuco e Sergipe estavam mais perto de conseguir a autorização para a importação.

Essa aproximação de aquisição era porque os estados assinaram Termo de Compromisso para a administração do imunizante russo. A Anvisa havia autorizado a importação excepcional do imunizante russo, desde que fosse assinado o Termo de Compromisso entre os estados e a agência e que fossem cumpridos 22 condicionantes (parte responsabilidade dos fabricantes e parte dos estados que forem aplicar as vacinas).

Conforme informações do Fundo, as doses que seriam destinadas ao Brasil serão agora enviadas para o México, Argentina e Bolívia. Além disso, pontuou que assim que o Brasil decidir, as vacinas estarão disponíveis para envio imediato.

https://twitter.com/costa_rui/status/1423405985964691458?s=19

Rui Costa sobre Sputnik V
O governador da Bahia, Rui Costa (PT), falou sobre o cancelamento e culpou a Anvisa e o governo Bolsonaro. Ele lamentou os entraves criados pela agência e pelo Ministério da Saúde.

“Infelizmente, por conta de entraves tanto da Anvisa como Ministério da Saúde, o contrato que previa a entrega de 37 milhões de doses da vacina #SputnikV para estados nordestinos foi suspenso nesta quinta, em reunião com o Fundo Soberano Russo”, diz Rui.

“É absurdo e lamentável que os entraves da Anvisa tenham impedido o acesso de milhões de pessoas às vacinas, que já poderíamos estar aplicando desde abril. Com elas, muitas vidas teriam sido poupadas.”

“Nos antecipamos em buscar essas doses ainda em setembro do ano passado, atendendo à urgência em salvar vidas humanas. Urgência essa que infelizmente não foi compartilhada por outros agentes públicos”, escreve o governador.

“O Fundo Soberano Russo informou que as vacinas que seriam destinadas para o Brasil serão enviadas agora para o México, Argentina e Bolívia, e que, assim que o Brasil decidir, as vacinas estarão disponíveis para envio imediato para atender à necessidade do povo brasileiro”, completa Rui. Jornal da Chapada com informações de G1.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas