Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Prefeitos da região chapadeira se reúnem em Brasília para mobilização da UPB contra colapso dos municípios

Os gestores da região durante atividade da UPB em Brasília | FOTO: Divulgação |

Os prefeitos da região da Chapada Diamantina se reuniram na quarta-feira (4) para mobilização da União dos Municípios da Bahia (UPB) visando cobrar o apoio da bancada de deputados federais da Bahia para aprovação de medidas urgentes que evitem o colapso financeiro das prefeituras. Dentre os gestores da região estavam Ricardo Mascarenhas (PP) de Itaberaba, Ana Medrado (DEM) de Mucugê, Vanessa Senna (PSD) de Lençóis, Marcos Paulo (PDT) de Piatã e Luciano de Noé (PSD) de Macajuba.

A reunião foi realizada na sede da Confederação Nacional de Municípios (CNM) em um ato em Brasília. Foram mais de 100 prefeitos baianos que se uniram com 27 parlamentares de diversos partidos. Eles alegam que os municípios estão “fragilizados pela queda de receitas na pandemia e com o sequestro de recursos para quitar dívidas com a previdência”.

“Essa mobilização foi feita pelo clamor dos prefeitos”, pontua o presidente da UPB e prefeito Zé Cocá, do município de Jequié, no sudoeste baiano. O gestor configura a alíquota do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) como “impagável” de 22,5%, que agora com a instalação do sistema e-Social pode levar os prefeitos a responderem criminalmente pelo não pagamento da contribuição.

“A gente vem aqui clamar para os deputados que têm condições de nos ajudar com a votação da pauta municipalista. Fizemos um estudo que prova que se descontar na fonte dos municípios, com a redução da alíquota para 10%, a União vai arrecadar 30% mais. A gente não quer dar calote na União, mas queremos ter condições de pagar, queremos pagar o justo. Se fizer como é nossa proposta, vamos reduzir o déficit previdenciário nos próximos 20 anos”, explicou Zé Cocá aos deputados presentes.

O prefeito de Itaberaba, Ricardo Mascarenhas, informou que permanece trabalhando pela cidade chapadeira e pelos demais municípios baianos, fortalecendo os projetos. “Um orgulho imenso pode trazer sempre boas notícias para nossa cidade”, ressaltou. De acordo com a prefeita de Mucugê, Ana Medrado, foram colocadas em debate “pautas importantes para o desenvolvimento, funcionalismo e união, a favor dos municípios”, pontuou.

“Estive em Brasília para participar da reunião dos prefeitos com a bancada federal baiana, discutindo demandas municipalistas. Aproveitei a viagem para visitar alguns ministérios para acelerar alguns processos e para realizar novas solicitações. Em breve, teremos novidades maravilhosas para nosso município!”, destacou o prefeito de Piatã, Marcos Paulo (PDT).

Já o prefeito de Macajuba reforçou a informação contida em release enviado por assessoria, no qual mostrou a união dos gestores baianos e chapadeiros. “Participei da Reunião da Bancada da Bahia, realizada pela UPB, na sede da Confederação Nacional de Município [CNM], que contou com mais de 100 prefeitos e bancada baiana”, disse.

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas