O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luiz Fux, reagiu aos novos ataques de Jair Bolsonaro contra ministros da Corte e subiu o tom contra o presidente. Durante a sessão do Supremo desta quinta-feira (5), o ministro anunciou o cancelamento de reunião que aconteceria entre os chefes dos Três Poderes brasileiros (Executivo, Legislativo e Judiciário).
“Como presidente do STF, alertei o presidente da República em reunião realizada nesta Corte, durante as férias coletivas, sobre os limites do exercício do direito da liberdade de expressão, bem como ser necessário e inegociável o respeito entre poderes para harmonia do pais”, afirmou Fux no início de seu discurso.
“Contudo, como tem noticiado a imprensa, nos últimos dias o presidente da República tem reiterado ofensas, ataques e inverdades contra integrantes desta Corte. Quando se atinge um dos integrantes, se atinge a Corte por inteiro. Além disso, sua Excelência mantem interpretações equivocadas de decisões e insiste em colocar em suspeição a rigidez do sistema eleitoral”, prosseguiu o ministro, pouco antes de anunciar o cancelamento da reunião e mandar recado para Bolsonaro.
“Diante disso, informo que está cancelada a reunião outrora anunciada entre os chefes dos Poderes. O pressuposto do dialogo entre os Poderes é o respeito mútuo entre instituições e seus integrantes. Diálogo eficiente pressupõe compromisso permanente com as próprias palavras, o que infelizmente não temos visto no cenário atual”, disparou. A redação é do site da Revista Fórum.
Fux enfim parou de mandar indiretas e deu um mata-leão no Bolsonaro. Ele cancelou reunião entre chefes de poderes e defendeu o STF de ataques do presidente. pic.twitter.com/yUsxXzzKYR
— GugaNoblat (@GugaNoblat) August 5, 2021