Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Prefeitura de Piatã inaugura canil, posto de saúde e unidade escolar ao investir no desenvolvimento do município

As inaugurações foram durante todo o dia | FOTO: Montagem do JC |

O sábado (7) no município de Piatã, na Chapada Diamantina, foi marcado por inaugurações feitas pela prefeitura municipal, administrada pelo gestor Marcos Paulo (PDT). Canil municipal, posto de saúde e unidade escolar foram equipamentos investidos pelo prefeito nas diversas áreas responsáveis pelo desenvolvimento da cidade chapadeira.

Esse canil municipal (‘Cão sem dono’) foi inaugurado às 10h30, um investimento que para o prefeito possibilita “o cuidado dos nossos pets, com carinho e respeito”. Esse equipamento vai abrigar os animais abandonados na cidade e que precisam de amparo. “Será um local de promoção ao bem-estar animal e não um depósito de animais”, salienta o prefeito Marcos Paulo.

O local conta com sala de atendimentos, baias, banho e tosa para os animais do canil, área de quarentena, além de um espaço de lazer para os animais e um sistema de monitoramento por câmeras. Esse monitoramento é em tempo real, ajuda a evitar abandono e será possível monitorar as atividades do canil.

“As ações voltadas ao bem-estar animal não vão parar por aqui, pois além dos animais que merecem nossa atenção e carinho é também uma questão de saúde pública, pois animais de ruas sem cuidado, são grandes focos de doenças como lechimaniose e que transmitem para os humanos”, reforça o prefeito.

1 / 28

“Por isso não só vamos cuidar dos animais abandonados, mas também vamos fazer mais campanhas de castração, que além de trazer benefícios para os cães, vão diminuir, ou quem sabe zerar os animais de rua em nosso município”, completa ao enfatizar que abandono de animais é crime e tem pena de detenção de três meses até um ano, além de multa.

Logo à tarde, às 15h, a comunidade das ‘Cruzes’ e localidades da cidade foram beneficiadas com o posto de saúde ‘Nair Figueiredo Macedo’, que tende a implementar a saúde da cidade e reforçar o Sistema Único de Saúde (SUS).

Por fim, às 17h, foi inaugurada a ‘Escola Rosalinda Novais’ na comunidade do ‘Rela’, a partir de uma doação do terreno. De acordo com o prefeito, o local sempre foi esquecido pelo poder público, algo que para ele “comprova que o político não precisa ser um grande técnico, um grande administrador, porque para isso a gente encontra muitos, mas um bom gestor precisa mesmo é gostar de gente, gostar das pessoas”, ressalta.

Logo, o prefeito pontuou que assim como está ocorrendo avanço na educação de alguns estados, ele buscará em Piatã uma educação em tempo integral, que será contemplada por esta nova entrega e que será uma das pioneiras nesse novo modelo.

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas