A ampliação de acesso à saúde com a Policlínica Regional instalada no município de Itaberaba, portal de entrada da Chapada Diamantina, foi o tema de um dos vídeos do contador de histórias, o baiano Ivan Mesquita.
Ele repercutiu, com leveza e humor, a importância deste equipamento que atende a mais de 23 municípios da região e mais especificamente, a mais de 402 mil moradores da Chapada.
Inaugurada em 23 de julho, a policlínica Regional de Saúde possibilita que os residentes da região chapadeira não precisem se deslocar para Salvador ou Feira de Santana. Essa é a 20ª policlínica entregue pelo governador Rui Costa (PT).
O contador explicou que este equipamento tem atendimento personalizado. “Tem exames de mais de não sei quanto tipo, ultrassonografia, tomografia, endoscopia e mais um bocado de tipo de exame de ‘ia’”.
“E eu vou de que, cero? Eu vou de jegue é? De jeito nenhum. Vai no micro-ônibus no conforto”, alertou Ivan, pois a população vai de veículo, com direito a wi-fi e ar-condicionado.
Ao repercutir o vídeo em seu perfil no Instagram, o prefeito do município de Itaberaba, Ricardo Mascarenhas (PP), ressaltou sobre o equipamento. “A Policlínica da nossa região veio pra mudar a realidade em saúde, e agora, precisou de médico especialista e exame caro, é só marcar direitinho e pode chegar”, pontuou.
Além disso, o contador já deixou um ‘spoiler’ e pontuou que até 2022 o governador Rui Costa vai ter entregue 26 policlínicas na Bahia. “Duas em Salvador, uma em Serrinha, outra em Santa Maria da Vitória, outra em São Francisco do Conde e mais outra no Sul do Estado”, contou Ivan.
Equipamento
A Policlínica fica localizada na ‘Avenida Flaviano Guimarães, s/n, Centro’ e conta com uma estrutura de 2.848,32 metros quadrados. Diversas especialidades estão sendo ofertadas: angiologia, cardiologia, endocrinologia, gastroenterologia, neurologia, ortopedia, oftalmologia, otorrinolaringologia, ginecologia/obstetrícia, mastologia e urologia.
Há ainda os seguintes exames que serão oferecidos: ressonância magnética (com e sem contraste), tomografia (com e sem contraste), mamografia, ultrassonografia com doppler, ecocardiografia, eletroneuromiografia, teste ergométrico, mapa, holter, eletroencefalograma, raio-X, eletrocardiograma, endoscopia, colonoscopia, nasolaringoscopia, entre outros, ligados a especialidade de oftalmologia.
Também serão realizados biópsia da mama, tireóide, próstata, dérmica, gastroentestinal, dentre outros. Estão inclusos também os procedimentos de vasectomia, cauterização, pequenas cirurgias e cuidados com o pé diabético.
Jornal da Chapada