O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) usou as redes sociais para criticar o desfile militar para o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) com os tanques do Exército, o qual ele classificou como “patético”. Para Lula, o presidente se comporta como “se as Forças Armadas fosse um objeto particular dele, como se fosse um brinquedo”.
“Não tem carta pra conversar com militares. Se tivesse carta seria para o povo brasileiro e dentro disso estão os militares. Se militar quiser fazer política ele renuncia o cargo, tira a farda e se candidata. Não tem problema”, escreveu Lula.
1 – Não tem carta pra conversar com militares. Se tivesse carta seria para o povo brasileiro e dentro disso estão os militares. Se militar quiser fazer política ele renuncia o cargo, tira a farda e se candidata. Não tem problema.
— Lula (@LulaOficial) August 10, 2021
Na sequência do tuite, o ex-presidente afirmou que as Forças Armadas devem cuidar da soberania do Brasil dentro dos marcos da Constituição. “Já fui chefe das Forças Armadas, eles sabem como tem que se comportar. Cuidando da nossa soberania, dentro da Constituição. O Bolsonaro se comporta como se as Forças Armadas fosse um objeto particular dele, como se fosse um brinquedo”, disse.
2 – Já fui chefe das Forças Armadas, eles sabem como tem que se comportar. Cuidando da nossa soberania, dentro da Constituição. O Bolsonaro se comporta como se as Forças Armadas fosse um objeto particular dele, como se fosse um brinquedo.
— Lula (@LulaOficial) August 10, 2021
Por fim, Lula afirmou que não existe conversa especial com as Forças Armadas. “Não tem conversa especial com Forças Armadas, vou tratá-los com respeito, como temos que tratar todas as instituições. Isso que aconteceu hoje foi uma coisa patética. Se o Bolsonaro queria uma foto com militar era só ter visitado um quartel”, finalizou. A redação é do site da Revista Fórum.
3 – Não tem conversa especial com Forças Armadas, vou tratá-los com respeito, como temos que tratar todas as instituições. Isso que aconteceu hoje foi uma coisa patética. Se o Bolsonaro queria uma foto com militar era só ter visitado um quartel.
— Lula (@LulaOficial) August 10, 2021