Com dois artigos aprovados para apresentação, quatro formandas do curso técnico subsequente de meio ambiente, sob orientação das docentes Adeid Rodrigues e Marina Aparecida Lima, representarão o campus do Ifba de Jacobina, na Chapada Norte, no 18° Congresso Nacional do Meio Ambiente de Poços de Caldas, que acontece de 21 a 23 de setembro em formato totalmente virtual. Energias renováveis, aproveitamento de resíduos e educação ambiental são destaques dos estudos.
‘Levantamento dos Impactos Ambientais Negativos em Área Turística: Cachoeiras do Vale do Brito, município de Jacobina – BA’ é o título de um dos trabalhos. Autoria das concluintes Lívia Sousa e Luana Mangabeira, o artigo utiliza como base a educação ambiental para sensibilizar as comunidades locais em prol da conservação da biodiversidade.
“As cachoeiras do Vale do Brito possuem grande beleza cênica e importantes aspectos de valor ambiental, científico, cultural, religioso e turístico. Tendo em vista os aspectos socioeconômicos e ambientais da área em que estão inseridas e o poder transformador da Educação Ambiental, o estudo teve por objetivo fazer levantamento dos impactos ambientais negativos promovidos pela ação antrópica, por meio de visitas à área para observação e reconhecimento, coleta de dados e registros fotográficos. Utilizou-se, também, a base cartográfica, com auxílio do GPS (Sistema de Posicionamento Global), para georreferenciar as nascentes. Analisando-se os dados obtidos, verificou-se que as principais causas da degradação ambiental na área estão relacionadas ao descarte incorreto de resíduos, desmatamento e poluição sonora, que, por sua vez, estão associados à ausência de políticas públicas específicas e à omissão de grande parte da população”, destaca trecho do resumo.
A importância da reestruturação do Parque Natural Municipal da Macaqueira para a conservação dos recursos hídricos e da biodiversidade foi o outro artigo aprovado para apresentação no evento, autoria de Rosângela Souza e Mônica Brito. “Foi através do curso técnico que passamos a olhar o meio ambiente com outros olhos, com o olhar de quem cuida e se preocupa com as gerações futuras. Queremos agradecer ao IFBA, pois, sem os excelentes docentes que tivemos durante esse dois anos de formação, não seria possível a realização deste trabalho”, comenta Mônica.
Fique por dentro
Em sua 18ª edição, o Congresso reunirá, virtualmente, pesquisadores de todo o país em torno de palestras e apresentação de trabalhos científicos. Realização do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais – Campus Muzambinho (IF Sul de Minas), com apoio institucional de Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG), Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) e Universidade do Vale do Rio Verde (UninCor). As informações são de assessoria.