O município de Itaetê, na Chapada Diamantina, registrou a presença de covid-19 da variante P.1 de Manaus, considerada mais agressiva e capaz de acarretar o aumento de mortes por complicações do vírus, em razão da maior transmissibilidade e gravidade clínica. O alerta foi feito pela Secretaria Municipal de Saúde na noite da segunda-feira (23).
Conforme o boletim epidemiológico, divulgado nesta segunda, são 548 casos confirmados da doença desde o início da pandemia. Destes, 10 pessoas faleceram por complicações do vírus e quatro casos encontram-se ativos.
Dos casos ativos, todos permanecem em isolamento domiciliar na sede, sem necessidade de internação para tratamento da covid-19. Há ainda 534 casos curados e quatro casos em monitoramento por equipes de saúde.
Com isso, a Secretaria de Saúde fez um alerta e pediu para os residentes redobrarem os cuidados sanitários, recomendados por autoridades de saúde. Além disso, enfatizou a importância da vacinação. “A pandemia não acabou, previna-se”, alerta a gestão.
Jornal da Chapada