A mineração de empresa inglesa no município de Piatã, na Chapada Diamantina, será alvo de audiência pública mediada pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA), no dia 9 de setembro, na associação da comunidade quilombola ‘Bocaína’, a partir das 9h. Essa audiência será transmitida no canal do YouTube da ‘TV Uneb Seabra’.
Organizado por comunidades quilombolas da cidade, o movimento ‘SOS Bocaína e Mocó’ estão convocando a sociedade para discutir a mineração da empresa ‘Brazil Iron’ no município chapadeiro. Os impactos da mineração são constantemente relatados por moradores das localidades.
Transtornos como contaminação das águas, problemas de saúde provocados por poluição do ar e estresse em razão das sirenes, sons, ruídos, buzinas e explosões constantes, são relatados por moradores. Logo, a audiência é uma forma dos moradores esperarem respostas das autoridades sobre o futuro dos locais.
Os residentes também alegam prejuízos com rachaduras e desmoronamento de imóveis, inviabilidade da agricultura familiar e a destruição do modo de vida sustentado pela população centenária.
“Não conseguimos ver o sol, a fumaça não deixa a gente ver a luz do dia. Eu não consigo ter esperanças de que alguém veja nosso lado no meio de tanta fuligem”, diz uma das moradoras, que não quis se identificar.
Jornal da Chapada