Os professores aprovados no concurso n°001/2020 da prefeitura de Ruy Barbosa, na Chapada Diamantina, que foi feito no dia 22 de novembro de 2020, ainda aguardam nomeação e posse. Na ocasião, 84 docentes foram aprovados, contudo, apenas 13 foram nomeados e empossados no dia 5 de julho deste ano.
Ainda na mesma edição que convocava os candidatos para a posse, um decreto foi publicado convocando mais 29 aprovados no concurso para a entrega da documentação para admissão. No entanto, esses ainda seguem sem nomeação, mesmo tendo entregado a documentação até o dia 15 de julho e já terem se passado 30 dias, prazo estabelecido.
Já os demais, ou seja, 42 professores, ainda aguardam a convocação para cumprir a etapa de entrega da documentação e atestado de saúde ocupacional. Os denunciantes pontuaram ao Jornal da Chapada (JC) que a gestão municipal afirma que “não há necessidade de contratação de professores devido ao ensino presencial na rede municipal não ter iniciado”.
A volta às aulas na cidade também tem sido pauta de reclamação dos pais, alunos e professores da cidade. E com o ensino remoto, o déficit no número de profissionais para atender os alunos da rede é bastante relatado, visto que professores estão realizando uma atividade padrão para os estudantes, mas com baixa quantidade de docentes, os alunos não conseguem realizar a devolutiva.
“Infelizmente estão mandado atividade aleatória e não estão dando nenhuma atenção para os alunos e nem para os pais, ninguém tira dúvida de nada, deixando muito a desejar, os professores deveriam dar mais suporte às famílias”, salienta uma mãe. O prefeito de Ruy Barbosa, Claudio Serrada (PSD), foi procurado para falar sobre o assunto, mas não respondeu às mensagens da redação.
Jornal da Chapada
Leia também