Os 199 anos de Independência do Brasil foram comemorados no município de Itaberaba, portal de entrada da Chapada Diamantina, com um ato cívico em reverência às bandeiras da cidade, do estado e do Brasil. Pelo segundo ano consecutivo, por conta da pandemia de covid-19, o município chapadeiro não realiza o tradicional desfile de 7 de Setembro. Assim como outras localidades, Itaberaba tem se reinventado depois da devastadora crise sanitária. Mas a gestão do prefeito Ricardo Mascarenhas (PP) não deixou o dia passar sem justas homenagens.
E a breve programação aconteceu às 8h desse 7 de Setembro, com o prefeito e demais autoridades hasteando as bandeiras ao som dos respectivos hinos. Participaram do ato os secretários municipais Nogma Britto (Educação), Evando Novaes (Infraestrutura), Elson Santos Miranda (Fazenda), Paraná (Governo), além do Superintendente Municipal de Trânsito Raul Jones e representantes do Poder Legislativo.
Por meio de nota publicada em suas redes sociais, o prefeito progressista defendeu a democracia. “Que nesse 7 de setembro a democracia legítima seja a pauta. Somos um país laico, democrático e livre! Feliz Dia da Independência do Brasil!”, escreveu Ricardo. A prefeitura de Itaberaba também deixou mensagem sobre a data que antecede o bicentenário (200 anos) da Independência do Brasil – que será comemorado no próximo ano.
“No dia da independência, o brasileiro quer pertencimento. Se ver no Brasil, país que tem na mistura a sua própria essência. Essa imagem de federação monocromática, binária, direita ou esquerda que estão tentando propagar por aí, não somos nós. Brasileiro é fruto da divergência, da miscigenação, da adversidade, da fusão de culturas”, aponta trecho da nota.
“Queremos um 7 de setembro que represente a gente. Sem separatismo, com cores, alegria, cultura; nos solidarizando com a dor dos que ficaram com a ausência dos 584 mil que se foram. Não queremos marcha pró ou contra, não queremos uma luta sem causa que se volte contra nós mesmos, não queremos brasileiros guerreando entre si”, descreve outro trecho da nota da prefeitura.
“Queremos um 7 de setembro com a cara do Brasil, a cara da nossa gente, de cores diversas e mesma raça; povo aguerrido e alegre, batalhador e inteligente, que não foge à luta, mas não trava batalhas contra si mesmo. A democracia não pode ser ultrajada sob alegação de liberdade, só estaremos livres quando nos aceitarmos, nos respeitarmos e respeitarmos as leis que regem o nosso país. Ideologia é escolha particular, democracia é dever coletivo”, complementa.
Jornal da Chapada