O governador da Bahia, Rui Costa (PT), afirmou nesta quinta-feira (9), por meio das redes sociais, que a recente declaração de Jair Bolsonaro (sem partido) no dia 7 de Setembro foi de “falas desastrosas que causaram indignação” e uniram “as pessoas politicamente responsáveis”.
“Essas falas desastrosas do presidente causaram tanta indignação que terminaram unindo as pessoas politicamente responsáveis, que lutam pela pacificação e lutam, principalmente, pela defesa das instituições democráticas de direito”, disse.
“De uma forma geral, as instituições e a sociedade reagiram com indignação e receio. O mais importante de tudo é que reagiram mostrando que querem democracia, que não temem golpe e vão lutar pela liberdade”, completou.
A publicação de Rui aconteceu após os atos antidemocráticos de 7 de Setembro e os ataques de Bolsonaro aos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), durante discurso na Avenida Paulista. Para o gestor da Bahia, as falas do presidente atrapalham o país, como um todo. “ [Declaração] gera ódio, gera violência, gera desrespeito às instituições. O Brasil não quer isso, o Brasil nunca foi isso”, pontuou.
Declaração à Nação
Nesta quinta-feira, Bolsonaro divulgou uma “Declaração à Nação”, documento intitulado por ele. Na nota, ele recua de forma radical das críticas ditas à Moraes. “Em que pesem suas qualidades como jurista e professor, existem naturais divergências em algumas decisões do Ministro Alexandre de Moraes”, pontuou.
De acordo com Lauro Jardim, colunista de O Globo, a ideia da nota surgiu na quarta-feira (7) à noite, no momento em que Temer e Bolsonaro conversaram pelo telefone. Em seguida, Mouco, que atuou como marqueteiro de Temer, redigiu o texto, sob a supervisão do ex-presidente. Jornal da Chapada com informações de ‘O Globo’.