Ícone do site Jornal da Chapada

#Bahia: Corpo de Bombeiros realiza reunião estratégica sobre novas metas para o combate aos incêndios florestais no estado

Mais 50 bombeiros serão enviados nos próximos dias | FOTO: ASCOM/CBMBA |

Traçar novas diretrizes para o combate aos incêndios florestais que atingem principalmente a região Oeste e Chapada Diamantina, além de fazer o balanço do que está sendo realizado, foram as principais pautas da reunião que aconteceu nesta sexta-feira (17), realizada pelo Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA). Durante o encontro foram definidos também o envio de equipamentos para o combate, assim como materiais de apoio logístico, como viaturas para transporte dos militares e dos equipamentos.

“Atualmente temos 120 bombeiros e seis aviões Air Tractor atuando nas áreas atingidas. Infelizmente surgem novos focos a cada dia, mas estamos preparados para atender. Nossa principal meta é diminuir ao máximo os prejuízos à natureza”, explicou o comandante-geral do CBMBA, coronel BM Adson Marchesini.

Mais 50 bombeiros serão enviados nos próximos dias. Eles vão render alguns militares que já estão a mais tempo realizando o combate no terreno. O clima seco e o tempo quente podem ser alguns dos fatores que contribuiu para o aumento dos incêndios florestais na Bahia.

“Além disso temos a ação humana. Muitas pessoas utilizam o fogo para limpar o terreno, outros fazem fogueiras para se aquecer, o que pode sair do controle com facilidade e afetar outras áreas. Por isso pedimos que a população tome cuidado redobrado nesse tipo de situação”, pontuou o comandante-geral.

O encontro aconteceu na sede da Secretaria da Segurança Pública. Também participaram da reunião o secretário e o subsecretário da Segurança Pública, Ricardo Mandarino e Hélio Jorge – respectivamente – além de representantes da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), do Instituto do Meio ambiente e Recursos Hídricos do Estado da Bahia (Inema) e da Superintendência de Proteção e Defesa Civil (Sudec). As informações são de assessoria.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas