Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Secretaria estadual de Educação promove encontros de monitoramento para Formação Continuada Territorial

A ação tem foco nos profissionais que atuam nos períodos do 6º ao 9º ano e no Ensino Médio | FOTO: Ascom/IAT |

Médio Sudoeste da Bahia, Sudoeste Baiano, Sisal, Extremo Sul, Litoral Norte e Agreste Baiano, Costa do Descobrimento, Recôncavo Baiano e Chapada Diamantina. Estes Foram os oito Territórios de Identidade que já participaram dos Encontros de Monitoramento da Formação Continuada Territorial. A ação, promovida pela Secretaria da Educação, por meio do Instituto Anísio Teixeira (IAT), tem como objetivo monitorar e avaliar ações conjuntas no âmbito da formação continuada, além de mobilizar os educadores e equipes técnicas para os seminários territoriais que serão realizados em novembro.

“O encontro na presença com os gestores educacionais e nossos educadores tem um significado muito importante para nós. Ouvir a voz dos educadores, poder fazer os ajustes do processo e colher os resultados que já temos do nosso trabalho é muito gratificante”, afirmou a diretora-geral do IAT, Cybele Amado de Oliveira.

Para Aline D’Oliveira, diretora do Núcleo Territorial de Educação (NTE 03 – Seabra) no Território da Chapada Diamantina, o encontro de monitoramento foi espetacular. “Me senti surpreendida com as falas dos dirigentes municipais de educação, diretores e coordenadores pedagógicos das unidades escolares estaduais e municipais”. Para a diretora, o momento de socialização das experiências foi fundamental. “Pude sentir na fala dos educadores o quanto o encontro foi de suma importância para identificar as dificuldades e juntos podermos encontrar ações para sanar as mesmas”, completou.

Rita Solange Cerqueira da Rocha Silva, que atua como coordenadora pedagógica no município de Utinga (NTE03), seguiu na mesma linha e defendeu o espaço de socialização. “Temos educadores das redes municipais e estaduais no mesmo espaço de formação. Isso é muito bom, pois podemos aprender que há semelhanças nestas diferenças e assim evoluirmos em nossas práticas. Esta formação proposta pelo IAT é como o regar de uma planta, que nos motiva em nossas rotinas”, celebrou a educadora que participou do encontro realizado nesta sexta-feira (24).

No mesmo dia, mas no Território do Recôncavo Baiano (NTE21 – Santo Antônio de Jesus), a vice-diretora escolar Fátima Santiago celebrava a participação na formação. “Os educadores do município abraçaram a formação continuada. Estamos aprendendo, usando novas estratégias em nossa prática, nossa formadora é uma verdadeira facilitadora. É uma ação formativa que nós precisamos e queremos que ela permaneça em 2022, 2023 e por muito anos mais”, disse.

Os Territórios de Identidade de Irecê (NTE01), Itaparica (NTE24), Piemonte da Diamantina (NTE16), Piemonte do Paraguaçú (NTE14), Semiárido Nordeste II (NTE17), Metropolitano de Salvador (NTE26) e Bacia do Jacuípe (NTE15) serão os próximos a sediarem os Encontros de Monitoramento da Formação Continuada, que só findam em outubro.
Sobre o Plano de Formação Continuada Territorial

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia, por meio do Instituto Anísio Teixeira realiza a Formação Continuada para Gestores Escolares, Coordenadores Pedagógicos das redes municipais e Estadual, além das Equipes Técnicas das Secretarias Municipais de Educação e dos Núcleos Territoriais de Educação (NTE). A ação, que conta com o apoio da União dos Municípios da Bahia (UPB), da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME) e parceria do Itaú Social, tem foco nos profissionais que atuam nos períodos do 6º ao 9º ano e no Ensino Médio. Por conta da pandemia do Coronavírus, a formação acontece em ambiente virtual, reunindo mais de 9 mil educadores e técnicos de 414 municípios dos 27 Territórios de Identidade da Bahia. As informações são de assessoria.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas