CidadesCuriosidadesEducaçãoMenu PrincipalTop
Trending

#Chapada: Secretaria estadual de Educação promove encontros de monitoramento para Formação Continuada Territorial

Ação tem como objetivo monitorar e avaliar ações conjuntas no âmbito da formação continuada, além de mobilizar os educadores e equipes técnicas para os seminários territoriais que serão realizados em novembro.

Médio Sudoeste da Bahia, Sudoeste Baiano, Sisal, Extremo Sul, Litoral Norte e Agreste Baiano, Costa do Descobrimento, Recôncavo Baiano e Chapada Diamantina. Estes Foram os oito Territórios de Identidade que já participaram dos Encontros de Monitoramento da Formação Continuada Territorial. A ação, promovida pela Secretaria da Educação, por meio do Instituto Anísio Teixeira (IAT), tem como objetivo monitorar e avaliar ações conjuntas no âmbito da formação continuada, além de mobilizar os educadores e equipes técnicas para os seminários territoriais que serão realizados em novembro.

“O encontro na presença com os gestores educacionais e nossos educadores tem um significado muito importante para nós. Ouvir a voz dos educadores, poder fazer os ajustes do processo e colher os resultados que já temos do nosso trabalho é muito gratificante”, afirmou a diretora-geral do IAT, Cybele Amado de Oliveira.

Para Aline D’Oliveira, diretora do Núcleo Territorial de Educação (NTE 03 – Seabra) no Território da Chapada Diamantina, o encontro de monitoramento foi espetacular. “Me senti surpreendida com as falas dos dirigentes municipais de educação, diretores e coordenadores pedagógicos das unidades escolares estaduais e municipais”. Para a diretora, o momento de socialização das experiências foi fundamental. “Pude sentir na fala dos educadores o quanto o encontro foi de suma importância para identificar as dificuldades e juntos podermos encontrar ações para sanar as mesmas”, completou.

Rita Solange Cerqueira da Rocha Silva, que atua como coordenadora pedagógica no município de Utinga (NTE03), seguiu na mesma linha e defendeu o espaço de socialização. “Temos educadores das redes municipais e estaduais no mesmo espaço de formação. Isso é muito bom, pois podemos aprender que há semelhanças nestas diferenças e assim evoluirmos em nossas práticas. Esta formação proposta pelo IAT é como o regar de uma planta, que nos motiva em nossas rotinas”, celebrou a educadora que participou do encontro realizado nesta sexta-feira (24).

No mesmo dia, mas no Território do Recôncavo Baiano (NTE21 – Santo Antônio de Jesus), a vice-diretora escolar Fátima Santiago celebrava a participação na formação. “Os educadores do município abraçaram a formação continuada. Estamos aprendendo, usando novas estratégias em nossa prática, nossa formadora é uma verdadeira facilitadora. É uma ação formativa que nós precisamos e queremos que ela permaneça em 2022, 2023 e por muito anos mais”, disse.

Os Territórios de Identidade de Irecê (NTE01), Itaparica (NTE24), Piemonte da Diamantina (NTE16), Piemonte do Paraguaçú (NTE14), Semiárido Nordeste II (NTE17), Metropolitano de Salvador (NTE26) e Bacia do Jacuípe (NTE15) serão os próximos a sediarem os Encontros de Monitoramento da Formação Continuada, que só findam em outubro.
Sobre o Plano de Formação Continuada Territorial

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia, por meio do Instituto Anísio Teixeira realiza a Formação Continuada para Gestores Escolares, Coordenadores Pedagógicos das redes municipais e Estadual, além das Equipes Técnicas das Secretarias Municipais de Educação e dos Núcleos Territoriais de Educação (NTE). A ação, que conta com o apoio da União dos Municípios da Bahia (UPB), da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME) e parceria do Itaú Social, tem foco nos profissionais que atuam nos períodos do 6º ao 9º ano e no Ensino Médio. Por conta da pandemia do Coronavírus, a formação acontece em ambiente virtual, reunindo mais de 9 mil educadores e técnicos de 414 municípios dos 27 Territórios de Identidade da Bahia. As informações são de assessoria.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios