Errou feio. O governo de Jair Bolsonaro, em seu ímpeto de inflar números para criar uma narrativa positiva da administração federal, divulgou pelas redes sociais que foram criados mais empregos no Brasil que a quantidade de habitantes da China, o país mais populoso do mundo.
Em postagem feita na noite desta sexta-feira (1) nos seus canais oficiais, a Secretaria de Comunicação (Secom) da presidência informou que, em 2021, o governo criou 2,2 bilhões novos empregos.
Acontece que a população brasileira este ano, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), é composta por 213,3 milhões de habitantes. Para se ter uma ideia, o número de novos empregos criados divulgado pela Secom é não só maior que a população total brasileira, mas também que a da China, que possui 1,40 bilhão de habitantes.
Como se não bastasse, na mesma postagem, um dos gráficos da Secom trazia uma informação sobre “paralizações” na pandemia, sendo que a grafia correta da palavra é “paralisações”, com “s”, e não com “z”. Após virar motivo de piada nas redes, a Secom apagou a postagem. Com informações da Revista Fórum.
Confira
A Secom acabou de apagar esse fio aqui onde afirmava que o governo criou 2 BILHÕES DE EMPREGOS (sério) e que a geração de empregos em 2021 foi maior que nos anos sem pandemia. A postagem, além de absurda, é uma mentira descarada (+) pic.twitter.com/d7yUPA7Rc5
— tesoureiros (@tesoureiros) October 2, 2021