Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Bombeiros e brigadistas mantêm monitoramento e combate indireto aos focos de incêndio na região chapadeira

As chamas continuam sendo combatidas e monitoramentos são intensificados | FOTO: Divulgação |

Incêndios florestais atingem diferentes regiões da Bahia, inclusive localidades chapadeiras, como Lençóis, Iraquara, Barra, Macaúbas e Mucugê. Nessas cidades, estão ocorrendo o monitoramento e combate indireto dos focos de incêndio, conforme atualização divulgada nesta terça-feira (5) pelo Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA). Os combates e monitoramentos têm a participação também de brigadas voluntárias da região.

No município de Lençóis, os bombeiros continuam o monitoramento às margens da rodovia BR-242. Um drone está ajudando no combate, apoiando para a identificação de possíveis novos focos. Em Macaúbas, uma equipe está monitorando as localidades de ‘Pageu’, ‘Canatiba’ e ‘Queimadas’. Já a outra equipe está cobrindo a zona urbana, que tiveram incêndios debelados na segunda-feira (4).

No município de Iraquara, o monitoramento foi iniciado no ‘Rio do Carrapato’, com formação de aceiros. Em todo o perímetro também acontece o monitoramento no ‘Parque Gentil’ e ‘Lago da Piroca’. Já em Barra, o combate indireto continua sendo realizado na comunidade do ‘Igarité’, com a confecção de aceiros com auxílio de tratores. Os aviões também estão contribuindo no combate aéreo, dando apoio com lançamento de água e identificação de possíveis novos focos.

Em Mucugê foi iniciado o monitoramento nas áreas afetadas. Os bombeiros e brigadistas estão percorrendo todo o perímetro, para identificação de possíveis novos focos de calor. Na localidade, a ação é conjunta com o ICMBio e Prevfogo.

Confira mais informações dos combates no oeste e em outras regiões da Bahia:

Uibaí – Os bombeiros estão realizando o monitoramento da região da ‘Casa do Vaqueiro’, do ‘Carreiro do Boi’ e do ‘Alto da Cruz’.

Luís Eduardo Magalhães – A ação acontece no Distrito Industrial de Luís Eduardo Magalhães, através do combate direto.

Barreiras – Na região de ‘Serra Talhada’, os bombeiros com o apoio de funcionários de uma fazenda local está o realizando o combate direto, evitando que as chamas alcancem a estrada.

Riachão das Neves – O combate direto continua na localidade de ‘Mata 7’.

Ibotirama – Na região do ‘Cercado’, os bombeiros realizam o combate direto às chamas evitando que cheguem em residências e em torres de rádio e internet.

Formosa do Rio Preto – No ‘Vilarejo Pavão’, os bombeiros seguem realizando o combate direto e fazendo aceiros nas áreas afetadas.

Serra Dourada – O combate direto na região continua evitando que as chamas atingiam fazendas e pastos.

Campo Alegre Lourdes (Baixão, Baixãozinho, Angico dos Dias) – As guarnições continuam combatendo os focos na região. Conforme os militares, a área é muito acidentada e de difícil acesso, o que dificulta a chegada dos bombeiros. Drones estão realizando o monitoramento aéreo.

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas