Ícone do site Jornal da Chapada

#Bahia: Doze aeronaves e um helicóptero auxiliam no combate aos incêndios florestais no interior baiano

No campo, o Corpo de Bombeiros atua com 192 combatentes que trabalham em conjunto com os voluntários | FOTO: Divulgação |

Dando continuidade aos esforços para conter os incêndios florestais, a Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e o Instituto Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), por intermédio da Operação Bahia Sem Fogo (BSF) formalizaram o reforço de mais duas aeronaves que auxiliarão no combate aos incêndios no município de Macaúbas.

Os dois aviões do modelo Air Tractor, ambos com capacidade de armazenamento de dois mil litros de água, se somam aos 10 que atualmente estão distribuídos nos seguintes municípios: dois em Barreiras, dois em Riachão das Neves, dois em Barra, dois em Ibotirama e dois atuando nos municípios de Livramento de Nossa Senhora e Rio de Contas.

Além das aeronaves, a operação conta com duas vans, dois veículos 4×4, um caminhão baú e um helicóptero do Grupamento Aéreo da Polícia Militar da Bahia (Gaer).

No campo, o Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBM-BA) atua com 192 combatentes que trabalham em conjunto com os brigadistas voluntários. Também 25 técnicos do Inema também auxiliam na parte de campo e administrativa.

A coordenadora de Fiscalização Preventiva de Campo do Inema, Fabíola Cotrim, que trabalha na linha de frente da operação, esclarece que os incêndios são analisados diariamente para avaliar o efetivo de cada área de atuação.

“Todos os dias analisamos a situação de cada localidade e, depois de reunião conjunta com os órgãos do Governo do Estado que estão envolvidos e os bombeiros, avaliamos quais municípios necessitam de uma concentração maior nos esforços que contam com aeronaves e efetivo de pessoas combatendo os incêndios na linha de frente. É um trabalho minucioso e que tentamos ao máximo dirimir as possibilidades de erros”, avaliou Cotrim.

O Programa Bahia Sem Fogo, desde junho, trabalha em parceria com o Corpo de Bombeiros, secretarias estaduais e municipais, lideranças locais, associações, brigadistas e o Prevfogo.

No mesmo mês foi publicado o decreto Estadual Portaria Inema de nº 23. 465, que suspende a DQC (declaração de queima controlada) nos municípios que registraram, nos últimos 10 anos, maiores incidências de incêndios florestais na Bahia.

Bahia Sem Fogo
Criado em 2010 para tornar mais efetivas as ações de prevenção, combate e monitoramento a incêndios no estado, oferecendo infraestrutura e logística adequadas, o Bahia Sem Fogo é coordenado pela Sema, que integra e coordena o Comitê Estadual de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais da Bahia.

Dia a dia do bombeiro
Por volta das 5h, os bombeiros iniciam o dia por trilhas íngremes, terrenos com relevos variados e equipados com mochilas costais, abafadores, pás, foices e enxadas. Ao longo do percurso eles constroem aceiros, para evitar que o fogo se alastre, e fazem o combate direto às chamas. Por terra, também orientam os pilotos das aeronaves nos lançamentos de água e no monitoramento.

Canais de denúncia
A qualquer sinal de incêndio, a população deve ligar para o 193. As denúncias de queimadas ilegais e outros crimes ambientais podem ser feitas pelo telefone 0800 071 1400. As informações são de assessoria.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas