Ícone do site Jornal da Chapada

#Brasil: “Ninguém garante eleição nos estados do Nordeste se não tiver uma parceria forte nacional”, diz Aleluia

José Carlos Aleluia | FOTO: Divulgação |

O ex-deputado José Carlos Aleluia (DEM) afirmou ao Portal Muita Informação, nesta sexta-feira (15), durante almoço do Grupo Lide, no Feira Palace Hotel, que contar com um apoio nacional forte é indispensável no cenário político estadual, mesmo com a fusão entre o Democratas e o PSL. Ele analisou o contexto para as eleições de 2022.

“Ninguém garante eleição nos estados do Nordeste se não tiver uma parceria forte nacional. Bahia, Piauí, Pernambuco, Ceará, Rio Grande do Norte… Se não tiver forte nacionalmente, é difícil”, avaliou. Aleluia aproveitou oferceu exemplos para reforçar sua analise.

“As eleições estaduais vão ter que se adaptar a esse modelo, inevitavelmente. É muito difícil disputar eleições estaduais, sobretudo no Nordeste, sem ter uma parceria forte nacional. Vamos pegar como exemplo a última eleição. O governador do Rio de Janeiro era um desconhecido, cresceu porque tinha uma parceria nacional. O governado de Minas era um desconhecido, cresceu por que tinha uma parceria nacional. O governador de São Paulo se elegeu com o ‘Bolsodória'”, elencou.

Aleluia ressalta que aqui na Bahia, não é diferente. “Nas últimas eleições, o PT tem ganho porque tem parceria nacional”, argumentou. O ex-deputado também levantou a questão do que ele chama de “dilema”: como escolher o público-alvo.

“O ex-prefeito ACM Neto aparece bem nas pesquisas. Política tem que definir um dilema: em que espetro de eleitores ele vai se situar. Ele fez uma boa administração como prefeito e agora se candidata. Mas o dilema não existe no candidato do governo, o dilema existe do outro lado. Você tem a candidatura do Neto, do João Roma, podendo surgir outras”.

Já no cenário nacional, segundo Aleluia, a polarização entre o ex-presidente Lula (PT) e o atual, Jair Bolsonaro (sem partido), é cada vez mais evidente. “O presidente Bolsonaro tem mostrado robustez para estar no segundo turno. O presidente Lula, se mantiver o desempenho, também estará no segundo turno”, completou. Com informações do Muita Informação.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas