Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Obra para ampliar oferta de água no município de Seabra está em fase final

Essa não é a primeira vez que a Embasa intervém no SAA de Seabra | FOTO: Divulgação |

A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) entrou na etapa final de um novo empreendimento no município de Seabra, na localidade de Veredinhas, que vai dobrar a capacidade produtiva atual da estação de tratamento de água (ETA) do sistema de abastecimento de água (SAA) do município da Chapada Diamantina. A previsão para a entrada em operação do novo sistema de produção de água tratada é o final deste ano.

O investimento é de aproximadamente R$ 4 milhões com recursos próprios e visa, também, no curto prazo, regularizar o fornecimento de água em Seabra que sofre o impacto da prolongada escassez de chuvas e a consequente diminuição da vazão dos poços que abastecem o município. Essa não é a primeira vez que a Embasa intervém no SAA de Seabra visando mitigar os efeitos da estiagem no abastecimento de água potável. Ao longo dos últimos anos, a empresa investiu R$ 1,6 milhão na perfuração de poços e na implantação de redes adutoras e distribuidoras.

Aumento de produção
A ampliação do SAA de Seabra tem foco no aumento da produção de água e contempla a perfuração e instalação de cinco novos poços tubulares, com infraestrutura de integração aos onze poços já existentes, 15 km de rede adutora, uma estação elevatória e um reservatório com capacidade para armazenar 250 mil litros.

A previsão para a entrada em operação do novo sistema de produção de água tratada é o final deste ano | FOTO: Divulgação |

“Essa obra produzirá efeitos positivos no fornecimento de água tratada de Seabra no curto prazo, ao passo que estão em andamento as obras da barragem de Baraúnas, equipamento que promoverá segurança hídrica no longo prazo à região. Nesse momento em que os efeitos da estiagem já estão sendo sentidos por todos, é fundamental que a população continue economizando água no seu dia-a-dia, de modo que possamos atravessar esse momento de dificuldade sem a adoção de medidas mais restritivas”, pontuou o gerente da Unidade Regional de Itaberaba (UNE), Gustavo Lima. Com informações de assessoria.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas