Ícone do site Jornal da Chapada

#Bahia: Empresário é preso por sonegação fiscal e mais de R$15 milhões foram ocultados

A força-tarefa descobriu que o gestor criava empresas em nome de laranjas | FOTO: Montagem do JC/Divulgação |

Um gestor de um grupo empresarial do setor de embalagens plásticas, que já responde por outra ação penal, obteve o mandado de prisão cumprido, no bairro do ‘Horto Florestal’, em Salvador, durante uma operação contra sonegação fiscal e lavagem de dinheiro, intitulada de ‘Operação Invólucro’, deflagrada na manhã desta quarta-feira (27). Conforme o MP-BA, o grupo teria sonegado mais de R$ 15 milhões em impostos aos cofres estaduais.

Ainda estão sendo cumpridos 17 mandados de busca e apreensão em Salvador e Lauro de Freitas, na região metropolitana. Além disso, foi determinado ainda o bloqueio dos bens das pessoas físicas e jurídicas envolvidas, para garantir a recuperação dos valores sonegados. O nome do empresário, das pessoas e da empresa não foram divulgados.

Na investigação, a força-tarefa descobriu que o gestor criava empresas em nome de laranjas, dentre eles funcionários de fazendas pertencentes aos investigados. Em seguida, as empresas eram abandonadas e sucedidas por outras, no mesmo segmento de mercado, deixando valores expressivos de débitos tributários e promovendo a blindagem patrimonial do verdadeiro gestor do grupo. Segundo o MP, a investigação foi iniciada após denúncia anônima registrada na Ouvidoria.

A Polícia Civil detalhou que apreendeu, no escritório de uma fábrica de embalagens, no bairro do ‘Caji’, em Lauro de Freitas, um notebook, dois computadores, dois pen drives, diversas escrituras de imóveis e demais documentos processuais. Nos documentos, foram apreendidas diversas escrituras de imóveis em vários pontos da Bahia.

Operação
A ‘Operação Invólucro’ é uma iniciativa da força-tarefa de combate à sonegação fiscal, composta pela Promotoria de Justiça Regional de Combate à Sonegação Fiscal com sede em Camaçari em atuação conjunta com o Grupo de Atuação Especial de Combate à Sonegação Fiscal do Ministério Público estadual (Gaesf); Inspetoria Fazendária de Investigação e Pesquisa (Infip), da Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz); e pela Delegacia de Crimes Econômicos e Contra a Administração Pública (Dececap), da Coordenação Especializada de Combate à Corrupção e Lavagem de Dinheiro (Ceccor/LD) do Departamento de Repressão e Combate ao Crime Organizado (Draco) da Polícia Civil da Bahia.

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas