Ícone do site Jornal da Chapada

#Bahia: Motoristas de aplicativo vão paralisar atividades em Salvador contra o aumento dos combustíveis nesta sexta

Motoristas de aplicativo vão paralisar atividades em Salvador nesta sexta-feira | FOTO: Arquivo Correio |

Um grupo de motoristas de aplicativo de Salvador pretende paralisar as atividades, na próxima sexta-feira (29), como forma de protestar contra os aumentos sucessivos no preço dos combustíveis. O último reajuste anunciado pela Petrobras foi na segunda-feira (25), no valor de R$ 0,21 por litro. No ano, a gasolina subiu 73,4%. O diesel teve alta de 65,3% nas refinarias no mesmo período.

Segundo confidenciou ao Portal M! o presidente do Sindicato dos Motoristas por Aplicativos e Condutores de Cooperativas do Estado da Bahia (Simactter), o também vereador Átila do Congo, o movimento foi iniciado por um grupo pequeno de motoristas e deve ter o apoio do sindicato.

“Embora a gente saiba que dificilmente vai resolver essa questão dos combustíveis, nós do sindicato estamos aderindo à manifestação. Um grupo de motoristas nos procurou e vamos mobilizar os demais para esse ato”, disse Átila.

Mesmo aderindo à manifestação, o presidente do sindicato cobrou um posicionamento da Uber e da 99 Pop. “A Uber e a 99 têm que se conscientizar. Não vai ser uma manifestação isolada na Bahia de 40 a 50 carros que vai resolver. É necessário um posicionamento por parte deles”, cobrou.

Uber
Procurada pelo Portal M!, a Uber disse em nota que com o aumento constante dos combustíveis tem intensificado seus esforços para ajudar os motoristas parceiros a reduzirem seus gastos, com parcerias que oferecem desconto em combustíveis, por exemplo, assim como tem feito uma revisão e reajustado os ganhos dos motoristas parceiros em diversas cidades.

“A Uber vem realizando ações especiais em 2021. Por exemplo, em uma dessas ações os motoristas ganharam 20% de cashback no abastecimento do seu carro. E de forma permanente, pagando com o app abastece-aí nos postos Ipiranga, o motorista parceiro da Uber tem direito a 4% de cashback sem que, para isso, precise gastar seus pontos do programa KM de Vantagens. Isso significa que, além de receber de volta parte do valor gasto no abastecimento, o parceiro ainda acumula mais pontos para usar, por exemplo, na manutenção do carro (troca de óleo, pneu, reparos etc.). Considerando quem abastece um carro 1.0 toda semana com gasolina, por exemplo, a economia estimada supera R$580 por ano”, diz trecho da nota. Com informações do Muita Informação.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas