Ícone do site Jornal da Chapada

#Bahia: Uefs informa que mais de 450 estudantes da instituição estão sem receber pagamento de bolsas da Capes

Universidade Estadual de Feira de Santana | FOTO: Divulgação |

Mais de 450 estudantes da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), que fica a cerca de 100 quilômetros de Salvador, estão com o pagamento atrasado de bolsas concedidas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). A informação foi divulgada nesta quarta-feira (27) pela instituição.

De acordo com a Uefs, os bolsistas fazem parte do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) e do Programa Residência Pedagógica (PRP). Os programas de iniciação à docência integram a Política Nacional de Formação de Professores e visam promover a inserção de licenciandos nas escolas da educação básica, através de um termo de cooperação técnica entre a Capes e as instituições de ensino superior do país.

A instituição explicou que a liberação do pagamento das bolsas está condicionada à aprovação do Projeto de Lei do Congresso Nacional (PLN) 17/21 que destina R$ 43 milhões para o pagamento de 60 mil bolsistas da educação básica. A votação está prevista para acontecer nesta quarta-feira (27), em Brasília.

Segundo a professora doutora Célia Regina Batista dos Santos, coordenadora do programa Residência Pedagógica da Uefs, o pagamento das bolsas é feito até o dia 10 de cada mês. No entanto, já são 16 dias de atraso. Ela disse que a expectativa é que o projeto seja aprovado logo para que os estudantes não fiquem ainda mais prejudicados.

Já a coordenadora do Pibid, professora doutora Jaqueline Grilo, destacou que a bolsa da Capes é a única fonte de renda de muitos estudantes, que utilizam o valor de R$ 400 para garantir a permanência nas universidades e ainda ajudar as famílias. Com informações do g1 Bahia.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas