Nove bombeiros civis, que ficaram soterrados no desabamento em uma gruta na zona rural de Altinópolis, em São Paulo, morreram neste domingo (31), de acordo com confirmação da Polícia Militar. As autoridades informaram que os bombeiros faziam treinamento na ocasião.
Dentre as vítimas fatais estão cinco homens e quatro mulheres, cujas identidades não foram divulgadas. Dos 10 soterrados, apenas um foi resgatado com vida e socorrida para uma unidade hospitalar da região. Inicialmente, as autoridades falavam em 15 bombeiros presos, mas depois reduziram o número para 10.
Ainda no acidente, outras seis pessoas ficaram feridas, mas não chegaram a ficar presas. Elas foram encaminhadas para o Hospital de Misericórdia de Altinópolis e já receberam alta hospitalar.
Um posto de comando unificado foi montado no local para auxiliar os trabalhos na Gruta Duas Bocas, que fica perto da Gruta Itambé, conhecido ponto turístico na cidade. Mais de 10 homens trabalharam exclusivamente na gruta. Após as buscas terem sido encerradas na noite de domingo, os nove corpos já foram encaminhados ao Instituto Médico Legal (IML).
Segundo informações, as equipes ainda trabalham no transporte de outras quatro vítimas até o ponto de apoio montado às margens da rodovia. Na região, a chuva no sábado (30) dificultou a ação.
Perícia e desmoronamento
A gruta deve passar por uma perícia nesta segunda-feira (1º), após o desmoronamento ter acontecido no local. Na ocasião, 28 bombeiros civis e instrutores faziam um treinamento no interior da gruta quando o teto da caverna desabou, deixando parte do grupo retido. A atividade era promovida por uma escola especializada.
Em nota, o governo do estado informou que uma força-tarefa foi montada no local. Especialistas em resgate, técnicos da Coordenadoria Estadual da Defesa Civil e um geólogo do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) foram levados de helicóptero a Altinópolis para reforçar o trabalho. A Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros informaram que não foram comunicados anteriormente sobre a realização do treinamento. Jornal da Chapada com informações de G1.