A fim de sanar a espera na fila do Sistema Único de Saúde (SUS) para essa especialidade médica, a prefeitura de Morro do Chapéu na Chapada Diamantina, iniciou, na última sexta-feira (5 de novembro), o projeto de tratamento de varizes inovador, nunca antes prestado no município. Trata-se do tratamento de varizes com escleroterapia com espuma ecoguiada. Os pacientes devem procurar os PSFs.
“A prefeitura está proporcionando uma melhor qualidade de vida aos pacientes portadores de varizes que há muito tempo aguardam nas filas do SUS a regulação para realizar tal procedimento. Afinal, a saúde pública de qualidade é uma prioridade da nossa gestão. Mais saúde para a nossa população, sempre”, afirma a prefeita Juliana Araújo (PL).
O serviço está acontecendo em três etapas: triagem pelas equipes de saúde da família de todo município, sede e povoados, atendimento com médico angiologista, exame Doppler e tratamento com espuma das varizes dos membros inferiores, além do fornecimento de meias de compressão.
A Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular indica que cerca de 40 % das pessoas têm problemas de varizes e entre 6% e 10 % há a evolução para úlceras varicosas.
A escleroterapia consiste na injeção de determinados medicamentos chamados de “esclerosantes” dentro de um vaso, geralmente um capilar venoso ou uma veia de maior tamanho, de modo a destruí-lo. Com informações de assessoria.