Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Prefeito pede novamente implantação das barragens da bacia do Rio Utinga e Rui se compromete a construir

O deputado estadual Marcelinho Veiga, o governador Rui Costa, o prefeito Joyuson Vieira e o federal Marcelo Nilo | FOTO: Divulgação |

O prefeito do município de Utinga, Joyuson Vieira (PSB), solicitou novamente, na última quinta-feira (11), a implantação das barragens de perenização da bacia do Rio Utinga e o governador da Bahia, Rui Costa (PT), se comprometeu em construí-las. Joyuson esteve acompanhado dos deputados Marcelinho Veiga (estadual, PSB) e de Marcelo Nilo (federal, PSB). Com a construção de barragens tecnicamente planejadas para perenização do rio, fica garantido o abastecimento de água humano e a dessedentação animal, assim como a principal atividade econômica do município, a agricultura irrigada.

A faculdade de agronomia da Chapada, sediada em Utinga, sendo mais um campus da Universidade Estadual da Bahia (Uneb), também fez parte da reiteração de pedidos da gestão municipal, visto que o município chapadeiro tem forte potencial agrícola e, segundo o gestor, há uma carência de profissionais qualificados na área na região. O intuito é que a faculdade disponibilize cursos voltados às áreas agrícolas. Na ocasião, o governador solicitou maior agilidade por parte do Secretário Estadual da Educação para a demanda.

“São demandas importantes para o desenvolvimento da região e que estão travadas no governo estadual. Precisamos, urgentemente, destravar esses processos para que a Chapada Diamantina tenha maior oferta de ensino superior de qualidade e de ações para que possamos resolver, de uma vez por todas, os gargalos hídricos que comprometem a economia da bacia do Rio Utinga e dificulta o abastecimento de água, inclusive para abastecimentos humano de vários município”, declara Joyuson Vieira.

No encontro em Salvador, Rui Costa ainda se comprometeu a construir uma ciclovia com pista de caminhada, solicitada pela prefeitura. A ciclovia será devidamente sinalizada e iluminada, ficando situada às margens da BA, no trecho de acesso à entrada de Utinga. Também foram solicitadas e acatadas a construção de três areninhas com padrão da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb).

Junto com o gestor, os deputados fizeram parte do pedido. Além disso, foi solicitado o calçamento para a cidade chapadeira. Ainda na ocasião, o prefeito Joyuson Veiira, ao lado dos deputados, também incluiu ‘Lagoa Bonita’, ‘São Roque’ e ‘Umburana’ na rota para asfaltamento de estrada ligando os povoados à BA Utinga-Ruy Barbosa.

“Como sempre, contando com o compromisso de nossos deputados mais votados em Utinga e também os mais atuantes Marcelo Nilo e Marcelinho Veiga, em audiência com o governador Rui Costa cobramos e recebemos dele o compromisso em atender as principais demandas de nosso povo. A cada ofício protocolado, o governador entrava em contato com o responsável em atender a demanda”, completa Vieira.

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas