Ícone do site Jornal da Chapada

#Brasil: “Quanto tempo vamos nos vitimizar ao peso de anos”, questiona Regina Duarte ao pedir ‘Dia da Consciência Branca’

A atriz ex-Globo vira réu por apologia à Ditadura | FOTO: Divulgação |

A ex-secretária especial de Cultura do governo de Jair Bolsonaro (Sem Partido), Regina Duarte, 74 anos, questionou, neste domingo (21), o Dia da Consciência Negra, comemorado no dia 20 de novembro, e pediu um possível ‘Dia da Consciência Branca’. A citação gerou polêmica na ‘web’ e a atriz foi criticada pelos internautas.

Por meio das redes sociais, ela criticou o feriado nacional dedicado à luta contra o racismo no país. A data homenageia Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo dos Palmares, um dos maiores líderes da resistência negra do Brasil e que lutou contra o sistema escravista.

“Ontem foi comemorado o Dia da Consciência Negra. Quando teremos o Dia da Consciência branca, amarela, parda? Quanto tempo vamos ainda nos vitimizar ao peso de anos, de séculos de dor por culpas antepassadas? Quando vamos parar de olhar pra trás e enfrentar o hoje e nos olharmos com a coragem da cara limpa? maduros, evoluídos, conscientes de nossa luta, irmanados em nossa capacidade, de sermos … HUMANOS?”, publicou a atriz.

A citação da ex-integrante do governo Bolsonaro foi acompanhada de um vídeo antigo do ator estadunidense, Morgan Freeman, no qual ele diz que “para se combater o racismo, é melhor não falar dele”. Os internautas comentaram a publicação da atriz, julgando ser um posicionamento controverso e afirmaram ser “racismo puro”, “vergonha alheia”, “ignorância” e “desserviço”. “Deveria ter ficado calada”, pontuou uma seguidora.

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas