#Salvador: Unegro realiza Lavagem da Estátua de Zumbi dos Palmares com Sarau no Pelourinho

Postado em nov 19 2017 - 11:16am por Jornal da Chapada
zumbi

Promovida por organizações do movimento negro e de outros movimentos sociais, esse ano, o evento conta com uma novidade, a realização do 1º Sarau da Consciência Negra | FOTO: Reprodução/Viva Salvador |

Nesta segunda-feira, dia 20 de novembro, acontece, a partir das 8h30, na Praça da Sé, no Centro Histórico, a 9ª Lavagem da Estátua de Zumbi dos Palmares. Promovida por organizações do movimento negro e de outros movimentos sociais, esse ano, o evento conta com uma novidade, a realização do 1º Sarau da Consciência Negra: pela vida da juventude negra, contra o genocídio! O Sarau tem como objetivo visibilizar, debater e despertar a sociedade para o enfrentamento ao racismo e suas múltiplas formas de expressão, sobretudo na banalização das milhares de mortes de jovens negros e negras que acontecem todos os anos no nosso estado e país.

Segundo o Mapa da Violência (2016) e o Atlas da Violência (2017) o Brasil perde quase 60 mil pessoas por ano vítimas de homicídios. Deste total, 53% são jovens entre 15 a 29 anos e cerca de 70% deles são negros. Estes números superam os países em conflito civil no mundo, expõem a triste realidade a que está submetida a juventude negra brasileira e configuram um verdadeiro genocídio. Além disso, a atividade busca dar visibilidade às ações culturais protagonizadas pela juventude negra nas periferias do estado, levando poesia, teatro e música.

Dia da Consciência Negra – Resultado de décadas de luta do movimento negro brasileiro, o dia 20 de novembro foi imortalizado como o Dia Nacional da Consciência Negra o que enseja a realização de um sem-número de marchas, debates, seminários, conferências e, em cerca de 700 municípios, se constitui como feriado destinado a homenagear Zumbi dos Palmares, na data de sua morte que aconteceu em 20 de novembro de 1695. Zumbi, junto a Dandara, foi um dos principais líderes do Quilombo do Palmares, em Alagoas, uma das áreas usadas pelos escravizados quando fugiam do domínio dos senhores de engenho. A data é considerada como um marco histórico e uma referência para a população negra dedicada à reflexão sobre as consequências do racismo e sobre sua inserção na sociedade brasileira. As informações são de assessoria.

Serviço:
O quê: 9ª Lavagem da Estátua de Zumbi dos Palmares e 1º Sarau da Consciência Negra
Quando: 20 de novembro – Dia Nacional da Consciência Negra
Horário: 8h30
Local: Praça da Sé, em frente à Estátua de Zumbi dos Palmares

Atrações: Banda Tambores de Búzios, Grupo de Teatro de Paripe, Evolução MC’s, Grupo de Capoeira Olopé e os jovens grupos de poesia do Sarau da Onça, Slam das Minas e Coletivo Vira-Lata.
Organização: União de Negras e Negros pela Igualdade (Unegro), União da Juventude Socialista (UJS), Levante Popular da Juventude, Central das Trabalhadoras e Trabalhadores do Brasil (CTB), Movimento em Defesa da Moradia e do Trabalho (MDMT), MJPop, Agentes de Pastoral Negros, Reprotai, Instituto Luiza Mahin, Sarau da Onça, União de Estudantes da Bahia (UEB).

Sobre o Autor

| Bem vindo ao espaço virtual do JORNAL DA CHAPADA |

Deixe Uma Resposta

Você deve ser logando em para postar um comentário.