Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Quilombolas de Piatã celebram Dia da Consciência Negra e afirmam que continuam “luta pela soberania e autonomia do território”

Residentes denunciam frequentemente a exploração mineral | FOTO: Divulgação |

As comunidades quilombolas de ‘Bocaína’ e ‘Mocó’, localizadas no município de Piatã, na Chapada Diamantina, celebraram o Dia da Consciência Negra, comemorado no último sábado (20) e citaram ser de grande importância a data para os povos negros e, inclusive, para os povos quilombolas e indígenas.

Localizadas próxima a uma mineradora, ‘Brazil Iron’, os residentes denunciam frequentemente a exploração mineral no local e os impactos para a sociedade, sobretudo socioambientais e de saúde. Os moradores também se queixam da grande quantidade de poeira e do barulho de minério com a atividade de mineração de ferro da empresa.

“Mesmo respirando o venenoso pó que brota da mina, depois das estrondosas explosões, a resistência quilombola continua viva nos nossos corações. Nós da Bocaina e Mocó continuamos na luta pela soberania e autonomia do nosso território”, pontua o perfil ‘SOS Bocaína e Mocó’, por meio das redes sociais.

“Continuamos resistindo porque queremos que nossas crianças e jovens possam ter futuros livres e autónomos no território e que nossos mais velhos vejam sua terra e memória honradas. Seguiremos reexistindo no nosso território, na nossa forma de festejar e celebrar a abundância da terra através de nossa potente agricultura familiar”, finalizou.

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas