Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Prefeitos deliberam sobre relatório de produtividade da Policlínica de Itaberaba e sobre recesso da unidade no final de ano

Gestores acompanharam a apresentação do relatório de produtividade da unidade regional | FOTO: Jornal da Chapada |

Prefeitos da região da Chapada Diamantina se reuniram nesta quinta-feira (25), no Centro de Atendimento a Educação Básica e Formação Continuada Padre Giovanni Câneva (Cenacon) de Itaberaba para a Assembleia Geral Ordinária de prestação de contas do Consórcio Regional de Saúde ‘Chapada Unida’. O evento técnico administrativo foi convocado pelo presidente do consórcio, o atual prefeito de Itaberaba, Ricardo Mascarenhas (PP).

Na pauta de discursão do colegiado do consórcio estavam assuntos como a apresentação do relatório de atividades da Policlínica Regional de Saúde de Itaberaba/Seabra, dos meses de julho, agosto, setembro e outubro de 2021, a apresentação e aprovação das contas referentes aos meses de julho, agosto, setembro e outubro de 2021, além da deliberação sobre o funcionamento da policlínica no final do ano de 2021.

A assembleia foi prestigiada pelos representantes dos municípios consorciados, tendo uns representados pelo próprio prefeito e outros por representantes da área de Saúde. Entre os prefeitos estavam presentes: Ricardo Mascarenhas (Itaberaba), Elter Bastos (Wagner), Joyuson Vieira (Utinga), Ricardo Guimarães (Palmeiras), Luciano de Noé (Macajuba), Zenildo Matos (Itaetê) e Celeste Augusta Paiva (Boninal). Entre os representantes, destaque para a secretária municipal de Saúde de Ruy Barbosa, Maristela Alencar de Alcântara, e para o secretário de Governo do município de Nova Redenção, Ivan Soares, que representou a prefeita Guilma Soares. Ainda se fez presente o coordenador das Policlínicas Regionais de Saúde e representante do Governo do Estado no Consórcio, Nelson Portela, acompanhado de doutora Joana e técnico da Secretaria Estadual de Saúde (Sesab).

1 / 6

Na oportunidade, o presidente do consórcio e prefeito de Itaberaba Ricardo Mascarenhas fez um relato do primeiro trimestre de funcionamento da Policlínica Regional de Saúde, cujo funcionamento tem agradado a maioria dos prefeitos dos municípios consorciados, bem como a população de Itaberaba e da Chapada Diamantina. Durante o evento, foi exibido o relatório de produtividade com gráfico apontando uma produtividade de 500 atendimentos em julho, 1.861 em agosto, 2.364 em setembro, saltando para 2.511 no mês de outubro, gerando um total de 6.940 procedimentos (consultas e exames). Vale salientar, que os indicadores já mostram que no mês de novembro o número de atendimentos passará de 3 mil.

“Claro que em se tratando de saúde pública e devido ao pouco tempo de funcionamento da policlínica, ainda existe uma grande demanda reprimida de exames mais complexos e caros como a ressonância magnética e a ultrassonografia, mas estamos nos organizando para realizar mutirões desses procedimentos já no início do próximo ano, sanando, com isso, as demandas dos municípios mais distantes da nossa regional”, declara o presidente da entidade, Ricardo Mascarenhas. A Policlínica Regional de Saúde de Itaberaba vai entrar em recesso no dia 23 de dezembro e voltará a funcionar no dia 3 de janeiro de 2022.

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas