Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Diretor do Dnit visita Itaberaba e pede intervenção imediata da barragem do Riacho do Feijão

Diretor disse que a intervenção precisa ser imediata | FOTO: Montagem do JC/PMI |

Represa do Riacho do Feijão em Itaberaba, portal de entrada da Chapada Diamantina, deve ser interditada urgentemente devido às fortes chuvas que atingem toda a região. A informação foi confirmada na manhã desta segunda-feira (29) por uma equipe técnica do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) chefiada por Ricardo Martins, que é diretor local. A comitiva esteve na represa, que fica às margens da BR-242, para avaliar a situação.

O diretor foi enfático sobre a intervenção e que precisa ser imediata. “É preciso abrir mais um sangradouro e fazer o alargamento do canal para que a água flua com mais espaço e sem tanta velocidade” e “essa medida é imediata, pois o volume de água já está no limite e um rompimento pode danificar gravemente a estrutura da rodovia”, disse Martins.

A cidade também recebeu na tarde desta segunda-feira o secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, Alexandre Alves. O secretário já se reuniu com o prefeito Ricardo Mascarenhas (PP), a Defesa Civil do município e com o superintendente estadual de Proteção e Defesa Civil, Cel. Carlos Miguel.

O objetivo da visita é, para além do apoio, dar suporte técnico aos trâmites burocráticos em busca por recursos federais. Alexandre Alves mediará também a homologação de decretos emergenciais, agilizando o processo.

Os 15 municípios que compõem o Consórcio Chapada Forte foram convidados para receber esse suporte e o encontro está previsto para às 10h desta terça (30), no Centro Integrado Administrativo de Itaberaba (CIA). Jornal da Chapada com informações de assessoria.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas