Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Após forte chuva em Itaberaba, barragem do açude Juracy Magalhães volta a ficar cheia e a ‘sangrar’

A barragem do açude está enchendo rápido | FOTO: Montagem do JC/Divulgação |

Após forte chuva no município de Itaberaba, portal de entrada da Chapada Diamantina, a barragem do açude Juracy Magalhães voltou a ficar cheia. Um vídeo, registrado na manhã de domingo (28), exibe ela transbordando.

Segundo informações de moradores, “a barragem do açude está enchendo rápido. Há um mês estava assim, só que agora a água está subindo rápido”. Moradores do município afirmam também que com a água chegando, essa cheia nunca tinha sido vista há, ao menos, seis anos.

Na segunda-feira (29), uma equipe técnica do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) visitou o local, visto que o volume de água recebido pelo açude, nas últimas 24 horas, foi alto e em razão do perigo representado para a população do bairro ‘Campo do Governo’, com a iminência de rompimento da represa do Riacho do Feijão, que corta a BR-242.

Segundo informações, o diretor do Dnit explicou que a intervenção precisa ser imediata. “É preciso abrir mais um sangradouro e fazer o alargamento do canal para que a água flua com mais espaço e sem tanta velocidade” e “essa medida é imediata, pois o volume de água já está no limite e um rompimento pode danificar gravemente a estrutura da rodovia”, disse Ricardo Martins.

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas