Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Secretário nacional Proteção e Defesa Civil realiza vistoria técnica em Itaberaba

Objetivo do comitê é agilizar a homologação dos decretos emergenciais, que liberam recursos em urgência para que os municípios possam se reestruturar | FOTO: Divulgação/PMI |

O secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, Alexandre Alves, se reuniu na manhã da terça-feira (30), com representantes de outros municípios da Chapada que foram afetados pelas fortes chuvas. Estavam presentes representantes de Boa Vista do Tupim, Iaçu e Ruy Barbosa, além da Superintendência Estadual de Proteção e Defesa Civil e a Defesa Civil de Itaberaba.

O objetivo do comitê é agilizar a homologação dos decretos emergenciais, que liberam recursos em urgência para que os municípios possam se reestruturar. O Secretário Nacional também oferece suporte técnico na confecção dos relatórios que viabilizam o trâmite, que tem diversos critérios para aprovação.

Depois da reunião, seguiram todos para uma vistoria técnica na cidade. O secretário de Infraestrutura de Itaberaba, Evandro Novaes, apontou as ações de contenção dos danos e as medidas preventivas que têm sido tomadas. O Secretário Nacional recomendou que Novaes auxilie com assistência técnica os demais municípios, tanto na confecção do relatório, quanto no planejamento e desenvolvimento das ações.

A prefeitura segue pela cidade com intervenções estruturais imediatas. A Secretaria de Ação Social catalogou nessa terça-feira 19 desabrigados, 44 desalojados e 165 afetados. Todos já foram amparados pela gestão e seguem acompanhados. Jornal da Chapada com informações de assessoria.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas