CidadesCuriosidadesEconomiaMenu Principal
Trending

#Chapada: Abalos sísmicos e situação de barragem de mineradora em Jacobina serão debatidos pelo Crea nesta terça

Esse evento reunirá representantes de instituições respeitadas como Comitê Brasileiro de Barragens, Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Superintendência de Proteção e Defesa Civil do Estado da Bahia, Agência Nacional de Mineração, Promotoria de Justiça Especializada em Meio Ambiente, entre outros.

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia (Crea-BA) realiza, nesta terça-feira (20), às 17h, a 4ª edição do ‘Vamos Debater?’, que vai abordar os abalos sísmicos e a barragem da Yamana Gold em Jacobina, na Chapada Norte. O assunto, bastante discutido principalmente entre profissionais da geologia e engenharia de minas, tem sido tratado com uma certa frequência pela mídia baiana e causa questionamentos da sociedade.

Esse evento reunirá representantes de instituições respeitadas como Comitê Brasileiro de Barragens, Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Superintendência de Proteção e Defesa Civil do Estado da Bahia, Agência Nacional de Mineração, Promotoria de Justiça Especializada em Meio Ambiente, entre outros.

Segundo o presidente do Crea-BA, engenheiro agrimensor Joseval Carqueija, é papel do Conselho promover eventos que além de discutir assuntos de interesse da área tecnológica, promovam o desenvolvimento do estado.

O evento, que é uma realização do Crea-BA, por meio da Inspetoria de Jacobina, e correalização do Colégio de Entidades e da Associação Regional dos Profissionais de Engenharia, Agronomia e Geociências (Arpeag) será transmitido pelo canal do Crea-BA no YouTube (creaba1).

Mediador e debatedores:
Rossini Cocentino – Geólogo. Trabalhou na CPRM, na Yamana Gold e na Prefeitura Municipal de Jacobina-BA. Foi Secretário de Meio Ambiente na cidade de Ourolândia-BA. É inspetor do Crea-BA, regional Jacobina.

Natália Alves – Especialista em Vistoria e Inspeções Prediais. Pós-graduada em Engenharia Diagnóstica. Atuante da Defesa Civil do Município de Jacobina

Aderson Farias – Graduado em Física pela UFRN. Mestre em Geofísica pela UFRN. Doutorado em Geofísica pela Universidade de Edimburgo. Professor Titular do Departamento de Geofísica da UFRN. Coordenador do Laboratório Sismológico da UFRN. Pesquisador nível 1 do CNPq.

Carlos Medeiros – Eng. Civil pela UFBA. Mestre em Geotecnia pela Escola de Engenharia de São Carlos/Universidade de São Paulo – USP. Professor Titular aposentado da UEFS. Ex-Presidente do CBDB – Comitê Brasileiro de Barragens. Coordenador da Comissão Técnica de Segurança de Barragens do CBDB.

Pedro Lemos – Engenheiro de Minas. Especialista em Desmontes de Rochas Controlado. Consultor em Mineração. Conselheiro e 2° Diretor Financeiro do Crea-BA. Tesoureiro da ABEM

Paulo Luz – Engenheiro Agrônomo. specialista em Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos – INEMA. Diretor da Superintendência de Proteção e Defesa Civil do Estado da Bahia – SUDEC

Jorge Sergipano – Gestor Ambiental. Pós-Graduado em Educação Ambiental. Docente em Biologia.

Ubiratan Félix – Engenheiro Civil. Especialista em Gerenciamento Ambiental. Professor do IFBA. Conselheiro do Crea-BA. Secretário de Comunicação do Senge-BA.

Mário Carvalho – Geólogo pela UFBA. Mestre pela UFBA. Atuou na EXXON Corp, Petrobras, CBPM e Desembanco. Atualmente é Gerente Regional da ANM – Agência Nacional de Mineração na Bahia.

Luís Carlos Lacrose – Engenheiro Civil pela UFBA. Especialista em solos e Consultor de Barragens Nacional e Internacional. Projetista de pavimentos rígidos, semi-rígidos e flexíveis. Projetista de pequenas barragens.

Pablo Almeida – Promotor de Justiça do MP-BA. Titular da Promotoria de Justiça Especializada em Meio Ambiente de âmbito regional com sede em Jacobina. Pós-graduado em Direito do Estado pela UFBA .

Luiz Rogério Leal – Geólogo. Conselheiro do Crea-BA – Câmara Especializada de Geologia e Engenharia de Minas

Matheus Amorim – Estudante de Engenharia Civil. Secretário da Associação Regional dos Profissionais de Engenharia, Agronomia e Geociências – ARPEAG.

Marcelino Galo – Engenheiro Agrônomo. Deputado Estadual (PT/BA). Presidente da Comissão de Constituição e Justiça da ALBA. Vice-presidente da Comissão de Meio Ambiente, Seca e Recursos Hídricos. Membro da Comissão de Defesa do Consumidor e Relações de Trabalho. Coordenador da Frente Parlamentar Ambientalista da Bahia.

*A supervisão de eventos do Crea-BA entrou em contato diversas vezes com a Yamana para solicitar representante para o evento, mas até o fechamento desta matéria não obteve retorno.

Jornal da Chapada

| Bem vindo ao espaço virtual do JORNAL DA CHAPADA |

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios